A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se reuniram, ontem, com o secretario adjunto de Estado de Esportes e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, e o superintendente de Políticas Esportivas Especiais, Mario Márcio Pécora. O objetivo foi discutir a elaboração de políticas públicas de esporte e lazer para o estado com foco em grupos especiais, como terceira idade, esportes paralímpicos e comunidades ribeirinhas, por exemplo.
Realizado na UFMT, o encontro teve a participação do reitor em exercício da universidade, João Carlos de Souza Maia, e o diretor da Faculdade de Educação Física da UFMT (FEF), Evandro Moreira. Da Unemat, estavam presentes a assessora de Cultura do campus de Cáceres, Adriana Baccin, e o professor Riller Reverdito.
João Carlos Maia sugeriu a criação de um seminário conjunto, para discussão e capacitação. “Foi proposta, neste momento, a elaboração de um seminário com o governo do Estado e juntamente com as três instituições públicas de Ensino Superior de Mato Grosso – além da UFMT e Unemat, o Instituto Federal de Mato Grosso. Esta iniciativa, baseada em especificidades comunitárias e permeada em construção conjunta com outras instituições, é inovadora”, frisou.
Para Riller Reverdito, este é um momento importante para a Unemat, especialmente para o curso de Educação Física. “É um momento importante a medida em que assume a responsabilidade de participar diretamente do desenvolvimento de políticas públicas, devolvendo para a comunidade mato-grossense o conhecimento produzido em esporte e lazer. Da mesma forma, a parceria entre as Instituições potencializa o desenvolvimento, o alcance e a implementação dessas ações”.