Atual campeão mato-grossense pela primeira vez em 36 anos de história, o União Esporte Clube quer muito mais. Além de ter assegurado a primeira vaga de Mato Grosso na Copa do Brasil de 2011, o Colorado bate o pé e não abre mão de reivindicar junto ao presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, a sua participação na Série D do Brasileirão do ano que vem.
No entendimento do presidente do clube, o empresário Arni Spiering, por ter conquistado o principal torneio do Estado, o União têm "direito" de ser indicado para representar Mato Grosso na Quarta Divisão do futebol nacional, que é o principal caminho de acesso às divisões de elite do esporte nacional.
"O que eu sei é que na CBF há um entendimento de que o clube campeão estadual pode ser indicado para disputar à Série D. Não tenho certeza, mas me falaram. Se têm, queremos que seja cumprido", disse o dirigente.
Arni Spiering revelou que na próxima semana ele e outros diretores do União vão procurar Carlos Orione para "pressioná-lo" a mudar o indicativo do regulamento do Campeonato Mato-grossense, que indica o campeão e o vice para a Copa do Brasil. Já o campeão da Copa Mato Grosso é quem irá disputar a Série D – o atual campeão do torneio é o Vila.
No fundo, a diretoria colorada quer aproveitar o embalo do título inédito para tentar a caminhada rumo à elite do futebol brasileiro. O projeto é não deixar esfriar o calor da grande conquista do Estadual para alçar vôos mais altos a nível nacional.
A diretoria do União decidiu cancelar o jogo da entrega das faixas de campeão estadual. O principal motivo é a debandada dos jogadores que participaram da campanha vitoriosa no Mato-grossense.