Japão e Colômbia fazem, nesta terça-feira (24), o último jogo da Copa do Mundo, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Será às 16h. A Colômbia é o líder do grupo C, com 6 pontos, com duas vitória sobre a Grécia (3 x 0) e Costa do Marfim (2 x 1). Já o Japão, está em terceiro, com apenas 1 ponto, com uma derrota para Costa do Marfim (2 x 1) e um empate com a Gréria (0 x 0).
A capital mato-grossense já foi palco das disputas entre Nigéria 1 x 0 Bósnia, Rússia 1 x 1 Coreia e Chile 2 x 1 Autrália.
De acordo com Gazeta Esportiva, mesmo classificada, a seleção colombiana quer encerrar a primeira fase com 100% de aproveitamento e, para isso, está totalmente focada no próximo adversário, o que garante o beque Zapata. O técnico Jose Pekerman pediu que seus comandados não fizessem as contas para as oitavas de final, evitando pensar em quem enfrentarão. “Devemos pensar apenas no próximo jogo. Não podemos nos preocupar com outros adversários quando ainda vamos encarar os japoneses. É uma seleção forte, com excelentes jogadores. Não podemos nos iludir. A equipe deles tem muito mais qualidade do que os resultados mostraram. São rápidos e bem postados taticamente. Será um grande jogo”, analisou Zapata.
Do outro lado, o Japão ainda sonha com as oitavas de final, já que a segunda vaga no grupo ainda está em aberto. Com três pontos, a Costa do Marfim se garante na próxima fase com um empate e um bom saldo de gols. Sua adversária, a Grécia, precisa vencê-la e torcer por um tropeço asiático. Enquanto isso, os japoneses torcem por uma vitória simples do grego, além de terem a obrigação de somar três pontos. No último treinamento antes da “final”, o Japão trabalhou finalizações. Em busca de “equilíbrio”, a seleção acredita que voltar a chutar mais ao gol renderá bons frutos diante dos colombianos.
“Vamos concentrados e focados para vencer a Colômbia, que é um adversário muito complicado. Depois, vamos pensar no que acontece na outra partida. Precisamos vencer para mostrar nossa qualidade, o que não fizemos até agora”, disse Honda, o astro da equipe.
O árbitro da partida será Bertino Miranda, de Portugal, que terá como assistentes Jose Trigo e Roberto Miranda. O Japão pode entrar em campo com Kawashima; Uchida, Yoshida, Kondo, Nagatomo; Yamaguchi, Hasebe e Honda; Okazaki, Okubo e Osako. Já a Colômbia deve jogar com Ospina; Zunga, Yepes, Zapata e Armero; Carlos Sanchez, Aguillar, Cuadrado, James Rodríguez; Ibarbo e Teófilo Gutiérrez.