Santa Rita do Trivelatto (150 km de Nova Mutum) sedia hoje e amanhã a etapa do 3º Campeonato Estadual de Pesca. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) em parceria com outras secretarias do Estado e prefeituras tem como principal objetivo aquecer o turismo interno.
Além do sonho de grandes peixes, os participantes também conhecem mais o seu próprio Estado, que encanta com dezenas de belezas e produtos turísticos escondidos nos cantos bem distantes da capital.
Em cada etapa, uma média 50 equipes se movimentam de um município para o outro aumentando o índice de ocupação dos hotéis e aquecendo a economia do comércio. Isso sem falar nas lojas do setor de pesca que aumentam em até 10% as vendas nos fins de semana em que há eventos de pesca esportiva.
A administração de Santa Rita do Trivelato preparou uma programação paralela que inclui shows culturais e outras atividades. Apesar da soja ser a principal atividade econômica do município, o turismo ganhou mais destaque a partir da criação do Conselho Municipal de Turismo, que possibilita melhor administração para o desenvolvimento do setor na região. Município ainda jovem, Trivelato conta com uma população de aproximadamente três mil pessoas e uma área de 3.345 quilômetros quadrados.
O principal ponto turístico de Trivelato é o Salto Maggéssi, no rio Teles Pires. Um dos projetos do município e que envolve o rio foi encaminhado para o Ministério do Turismo. O projeto Os Encantos do Rio Teles Pires tem o objetivo de desenvolver o ecoturismo e favorecer o segmento do turismo de aventura, que é pouco explorado na região.