O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) tem um sério problema para resolver nos próximos dias. Três dos dez clubes confirmados para disputar o Campeonato Mato-grossense da Primeira Divisão do próximo ano vão ser julgados por terem desistidos de disputar a 2ª Copa FMF Sub-21 de última hora. Clube Esportivo Operário Várzea-grandense, Operário Futebol Clube e o Cacerense vão a julgamento por abrirem mão de disputar o torneio seletivo à Copa do Brasil.
Por conta disso, todos eles correm sério riscos de sofrerem sanções como pagamento de multa e até mesmo suspensões. Isto é, podem ficar de fora do Estadual, o que diminuirá drasticamente o número de participante da competição profissional de Mato Grosso. O caso pode ser julgado na próxima terça-feira.
O caso já foi apreciado pela Procuradoria do TJD, que agora analisa caso a caso para tomar uma decisão. Qualquer tipo de punição pode ser prejudicial não só aos clubes como também à própria FMF, que mais uma vez teria que improvisar o Mato-grossense como vem ocorrendo nos dois últimos anos com desistências de times a uma semana de sua abertura.
O caso está nas mãos do presidente do TJD, jurista João Vicente Scaravelli. É ele quem decidirá o que fazer com os times. Scaravelli não foi encontrado para falar sobre o caso. Dentre as punições pesadas está o pagamento de multa no valor de R$ 50 mil, multa considerada alta.