O empate por 1 a 1 com o Santos assegurou ao Corinthians, com uma rodada de antecedência, o primeiro lugar geral da fase de classificação do Campeonato Paulista. Foram 11 vitórias e três empates até aqui, retrospecto especialmente valorizado porque muitos jogos foram disputados com a equipe reserva.
“Fizemos a melhor campanha rodando todo o elenco, todos os jogadores possíveis. Isso é considerável, e tenho que registrar isso em relação aos atletas”, afirmou o técnico Tite, que sabia: bastava um pontinho no clássico em Itaquera para a liderança ser consolidada.
“O objetivo era vencer, claro. Mas a gente tinha consciência de que jogar bem e somar seria importante, até porque o Santos tem um poder ofensivo interessante. A gente sabia que podia jogar com essa possibilidade, sabia que o resultado de empate nos garantiria a melhor campanha”, acrescentou o gaúcho.
Com o primeiro lugar geral, o Corinthians tem vantagens nos mata-matas do Estadual, que começam no próximo final de semana. A equipe jogará em casa nas quartas de final, contra a Ponte Preta, e atuará também em Itaquera caso sobreviva ao confronto com o time campineiro.
Em uma eventual final, a formação do Parque São Jorge muito provavelmente decidirá em Itaquera. A definição da vantagem na decisão leva em conta também os resultados das quartas e das sêmis, mas o líder tem confortáveis cinco pontos de frente sobre o vice-líder, Santos.