Tite enfim se pronunciou sobre Adriano. Como a contratação do atacante foi sacramentada pelo presidente Andrés Sanchez, o técnico do Corinthians aceitou se manifestar e respondeu a 16 perguntas sobre o reforço na tarde desta terça-feira. Na maioria delas, declarou que espera receber um jogador comprometido com o trabalho.
"Agora já posso falar. O Adriano foi contratado", sorriu Tite, inicialmente. "É um atleta que buscávamos desde o final do ano passado, quando ele esteve muito perto de ser contratado. Já me foi passado que será um jogador comprometido com o Corinthians. Isso é um fator importante, até porque todos sabemos de sua qualidade", completou.
A relutância do treinador para falar sobre o interesse no problemático Adriano indicava que ele não era tão favorável à contratação – muito incentivada pelo agora aposentado Ronaldo. Tite se mostrava até constrangido com o assunto. "Mas, quando sentamos e conversamos sobre o Adriano, e isso vem desde dezembro, eu me coloquei a favor desde que o atleta se comprometesse", garantiu.
Não faltavam motivos para a preocupação de Tite. Adriano entrou em depressão após a morte do pai Almir, em 2004, e envolveu-se em uma série de polêmicas a partir de então. A imagem do jogador passou a ser associada ao consumo de bebidas alcoolicas, e faltou comprometimento com a maioria de seus clubes anteriores.
"Não vou avaliar o passado do Adriano", avisou Tite. "Quero ver o presente dele, buscando a qualidade de um atleta comprometido com o Corinthians. Com o trabalho que vamos desenvolver, a capacidade técnica diferenciada dele poderá aparecer. É um jogador de qualidade, predisposto a retomar o seu trabalho", acrescentou.
Ainda assim, o Corinthians se preveniu e acertou um contrato de risco com Adriano. O salário do atacante será de cerca de R$ 300 mil, mas poderá subir para R$ 500 mil se ele cumprir algumas metas pré-estabelecidas. Também existem cláusulas que preveem multas em casos de atrasos e até rescisão se houve reincidência.
"A gente avaliou todas as situações para contratar o Adriano, mas não devemos pré-conceber de que dará errado. Todos já falhamos nas nossas vidas. Vamos deixar as coisas acontecerem", concluiu Tite.