m torneio inchado, com 88 times, assim será a Copa São Paulo de Futebol Júnior que começa na próxima quarta-feira, dia 4. Mato Grosso terá três representantes este ano e o principal deles é o Mixto. Barra do Garças e Cuiabá também disputam.
Outra vez a competição visa atender interesses políticos, beneficiando indicações de federações e clubes, provocando um grande inchaço. O resultado é uma grave baixa na condição técnica da mais tradicional disputa da categoria.
No Grupo “A”, o Cuiabá vai enfrentar o América-SP, Guarani-SP e Cruzeiro-MG – três grandes forças nas divisões de base do futebol brasileiro. O Cuiabá estréia contra o América. E no Grupo “C”, o Barra pega o Taboão da Serra-SP, Paraná Clube e o São Caetano.
Está será a 37ª edição do torneio, que abre a temporada do futebol brasileiro e encerra-se com a final no Estádio do Pacaembu no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo.
A final do ano passado teve dois times da capital paulista. O Corinthians venceu o Nacional por 3 a 1 e conquistou o título. Apesar do inchaço da competição, quatro emissoras de televisão vão mostrar 51 jogos ao vivo. São elas: Rede Vida, Rede TV, Espn Brasil e TV Cultura.
O Mixto, treinado por Edson Ampolla, fez uma rápida pré-temporada na cidade de Bertioga, litoral paulista, onde fez 3 amistosos, mas mandará as partidas da Primeira Fase em Bauru. Na tarde de sexta-feira o time enfrentou o Santos, que disputa a mesma competição e é tido como um dos favoritos ao título, ao lado do Corinthians.
O time para a estréia contra o Noroeste é de Júnior; Selvagem, Canú, João Paulo e Joilson; Marcelo e Dalvan; Miguel, Jance, Fernando e Fumaça. Depois o alvinegro ainda terá pela frente o Corinthians-AL e o Londrina-PR.
“Não vim para passear. Nossa meta é a de pelo menos passar da Primeira Fase da Copa, coisa que nenhum clube de Mato Grosso conseguiu até hoje. Agora, daí para a frente, vai prevalecer o melhor conjunto, a melhor estrutura e é lógico a bola no pé. Os melhores vão avançar e espero que o Mixto esteja entre eles”, disse o técnico Edson Ampolla.