O São Paulo, mesmo sem sua força máxima, conseguiu vencer o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, por 1 a 0, neste domingo, no Morumbi. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Paulo Matos, que fez sua estréia na equipe profissional.
O resultado não tirou o Botafogo da ponta. A equipe permanece com 18 pontos, um a mais que Ponte Preta e Fluminense. O time tricolor chegou aos 12 pontos e subiu para o 10º.
Com a cabeça na semifinal da Copa Libertadores – o São Paulo enfrenta o River Plate na quarta-feira -, o técnico Paulo Autori poupou quatro titulares: Júnior, Mineiro, Danilo e Luizão.
O São Paulo conseguia muitos espaços pelo lado esquerdo de seu ataque no início do jogo. A primeira chance veio aos 6min, com Souza. O meia recebeu na esquerda, entrou na área e chutou forte. A bola desviou na zaga e obrigou o goleiro Jefferson a fazer boa defesa.
Aos 11min, a zaga quase enganou Jefferson novamente. Em chute de longe de Josué, a bola bateu em César Prates e encobriu o goleiro. Mas ele se recuperou a tempo de colocar para escanteio.
O time carioca estava perdido em campo e não conseguia ter saída de bola. Quando o time carioca saia, errava muitos passes. Aos 23min, ao tentar criar uma jogada, Túlio errou um passe na linha divisória e gerou um contra-ataque do São Paulo. Souza recuperou a bola e lançou Roger. O atacante entrou na área pela esquerda, driblou Scheidt, mas ficou sem ângulo para o chute e não conseguiu a conclusão.
O Botafogo só conseguiu chegar aos 29min. Bill subiu para o ataque e fez boa jogada pela esquerda. Na linha de fundo, ele cruzou no meio para Alex Alves. O atacante dominou, limpou o zagueiro, mas na hora da conclusão, Alex chutou com a perna esquerda. A bola foi fraca, no meio do gol, para defesa tranqüila de Rogério Ceni.
Depois disso, apenas o São Paulo chegou com perigo. E por duas vezes, aos 42min e 43min. O primeiro susto saiu dos pés de Roger, que após tabela com Davi, chutou cruzado, para boa defesa do goleiro do Botafogo. No minuto seguinte, Fabão arriscou uma investida ao ataque e chutou da intermediária. A bola vai forte e Jefferson foi obrigado a fazer outra boa defesa, sendo o grande destaque do primeiro tempo.
No segundo tempo, o técnico do Botafogo, Paulo César Gusmão, tentou mudar o esquema de seu time. Ele trocou o volante Leandro Carvalho, que já tinha um cartão amarelo, e colocou o zagueiro Emerson, para jogar num 3-5-2 e explorar o apoio de Bill e César Prates. E a mudança deu certo pois a partida ficou bem mais equilibrada.
A primeira chance de perigo foi do Botafogo. Bill, jogando agora como ala, foi lançado nas costas da defesa e cruzou na área. Na hora de concluir, Alex Alves se embolou com o zagueiro dentro da pequena área e não conseguiu chutar para o gol.
O São Paulo respondeu logo em seguida. Hernanes arriscou chute de longe, aos 10min. A bola veio quicando e Jefferson não arriscou e espalmou para longe. Aos 21min, o time paulista chegou de novo, desta vez com Roger. O atacante foi lançado dentro da área por Souza, mas Jefferson saiu corajosamente e evitou o gol. Jefferson salvou o Botafogo novamente aos 24min, após falta cobrada de longe de Fabão.
Aos 31min, Souza fez boa jogada pela esquerda, driblou o zagueiro e cruzou rasteiro. A bola passou por todo mundo, menos por Paulo Matos, que chutou de primeira no canto esquerdo de Jefferson. São Paulo 1 a 0.
Com isso, o Botafogo ainda tentou avançar para buscar o empate, mas sem organização. Quem teve oportunidade de ampliar foi o São Paulo, aos 46min com Souza. Ele entrou sozinho, mas demorou demais para concluir e a zaga cortou.
Na próxima rodada, o Botafogo terá que se recuperar contra o Figueirense, no Rio de Janeiro, para manter a liderança da competição. Já o São Paulo recebe o Internacional.