Mato Grosso será encarregada de fazer a abertura da 4ª edição da Taça Brasil de Clubes masculino, categoria sub-17, primeira divisão. ASPM, de Lucas do Rio Verde, terá como adversário o clube paulista Corinthians e, a estreia está marcada para dia 13, em Natal, no Rio Grande do Norte.
Ao todo são dez equipes na disputa, divididos em dois grupos. Na chave A estão União E.C. (RN), Paraná Clube (PR), Esa/Vila Velha (ES), Associação Gol de Placa (DF) e, APA/CMRL (RS). Na chave B, Nordeste F.C. (RN), Benfica Futsal Clube (PB), Educar Futsal Clube (SE), A.S.P.M. (MT) e, Corinthians (SP).
Na fase classificatória, o time de Lucas enfrenta ainda o Nordeste, no dia 14; o Benfica será o adversário do dia 15 e, Educar, no dia seguinte. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase semifinal. Já os clubes finalistas estarão automaticamente garantidas na divisão especial.
Por outro lado, as duas piores colocadas disputarão a segunda divisão no próximo ano. A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) realizou, neste ano, sete competições da Taça Brasil de Clubes, em categorias distintas, como sub-15 masculino e feminino, sub-20 nos dois naipes, adulto feminino e, sub-17 feminino.
A mais recente foi na categoria sub-15 feminina e Sinop, que estava na divisão especial, foi rebaixado para a primeira divisão.