Se fosse levada em conta a pontuação do Campeonato Brasileiro, apenas o Palmeiras teria motivação para buscar uma vitória no clássico deste domingo. Mas todas essas diferenças são apagadas quando os rivais se encontram. Às 16 horas (de Brasília), no estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, o Corinthians promete um espírito de decisão para atrapalhar o adversário na briga pelo título nacional, mesmo sem objetivos até o fim da temporada.
O time alviverde espera manter a pegada demonstrada na sua mais recente apresentação. Depois de quatro partidas sem vencer, os comandados do técnico Muricy Ramalho foram verdadeiros leões contra o Goiás.
Do outro lado do campo, estará uma equipe com a mesma determinação. As críticas em relação à falta de vontade do Corinthians no Campeonato Brasileiro foram esquecidas.
Em favor do Palmeiras, há um tabu de pouco mais de três anos sem derrota no clássico. A última vez em que o Corinthians superou o rival foi em 25 de outubro de 2006, por 1 a 0, com gol marcado pelo volante Marcelo Mattos. Em compensação, o técnico Muricy Ramalho também não vence o clube de Parque São Jorge desde maio do mesmo ano, na primeira temporada em que dirigiu o São Paulo.
"É um compromisso duríssimo e não dá para ter euforia. Tenho que segurar os jogadores. Devemos continuar firmes porque todos os concorrentes vão fechar a competição com força",, diz Muricy Ramalho. Mano Menezes nunca ganhou do Palmeiras em sua trajetória pelo Corinthians. "Acho importante vencer todos os grandes adversários, e o Palmeiras é um deles", minimiza o técnico.
O ataque deve ser o ponto forte do Palmeiras. Além de Obina, que marcou três gols no clássico do primeiro turno e repetiu a façanha contra o Goiás, Muricy Ramalho conta com o retorno de Vagner Love. Em contrapartida, o meio-campo está extremamente desfalcado. Junto com Pierre e Cleiton Xavier, não jogam os volantes Sandro Silva (suspenso) e Edmilson (contundido). No Corinthians, o ala destro Alessandro fraturou a face na partida contra o Vitória. Já o canhoto Marcelo Oliveira sofreu contusão muscular na coxa esquerda..
PALMEIRAS: Marcos; Maurício, Danilo e Marcão; Figueroa, Jumar, Souza, Diego Souza e Armero; Obina e Vagner Love. Técnico: Muricy Ramalho
CORINTHIANS: Felipe; Jucilei, William, Chicão e Balbuena; Moradei (Dentinho), Elias, Edu e Matías Defederico; Jorge Henrique e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes