O Corinthians espera cumprir nesta quarta-feira ao menos um dos seguintes objetivos: assegurar matematicamente a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores e tomar a liderança do Grupo 5 do mexicano Tijuana. Para isso, é preciso vencer o Millonarios, em Bogotá, a partir das 22h (de Brasília).
O Timão está com sete pontos. Assumirá a primeira posição da chave se chegar aos dez e contar com um tropeço do Tijuana, que soma nove e visita o San José também nesta quarta. O confronto está marcado para as 19h45 (de Brasília), em Oruro.
Por outro lado, uma vitória dos mexicanos ajudará o Alvinegro a se garantir na próxima fase com uma rodada de antecedência, pois – desde que o atual campeão ao menos empate na Colômbia – eliminará o San José, atualmente com quatro pontos. No cenário ideal para os comandados de Tite, eles vencem em Bogotá e, com um empate na Bolívia, classificam-se matematicamente e ainda assumem a ponta pelo saldo de gols.
Antes de fazer contas, no entanto, é preciso derrubar o Millonarios. O time colombiano mostrou fragilidade no Pacaembu, onde perdeu por 2 a 0, mas promete causar maiores dificuldades no estádio El Campín, em uma altitude superior a 2.600 metros.
"Depois de Oruro, nada assusta", comentou o zagueiro Paulo André, lembrando que a cidade onde o Timão empatou com o San José fica mais de 3.700 metros acima do nível do mar. Ele e seus companheiros, no entanto, fizeram questão de prever um confronto difícil com os colombianos.
Para dar esse passo decisivo na Libertadores, o Corinthians conta com Alexandre Pato como centroavante, pois Guerrero foi vetado e não viajou. Com Renato Augusto ainda fora por mais de um mês, Romarinho também ganhou o seu espaço e está escalado.