A entrada de Emerson acendeu o Corinthians em busca da vitória, que faria o time alcançar a meta da quarta colocação no Campeonato Paulista estabelecida por Tite. Já no final do jogo, no entanto, Diguinho fez boa jogada e salvou o XV de Piracicaba da derrota em seu estádio.
O 1 a 1 no Barão de Serra Negra foi o sétimo empate do Timão em 13 rodadas de Estadual, o que o deixou em sétimo lugar. Já os donos da casa seguiram na 16ª colocação, em luta constante contra o rebaixamento, mas eles podem entrar na zona da degola em caso de vitória do Guarani nesta quinta.
Os comandados de Tite ficaram no ataque na maior parte do jogo, mas, diante de uma marcação forte e muitas faltas, criaram poucas oportunidades reais. Melhorou quando entrou o Sheik, autor do primeiro gol do jogo, aos 30 minutos do segundo tempo, porém houve tempo para mais um empate.
O jogo
Motivado pelo confronto com o campeão mundial, o XV começou no ataque. E quase marcou logo aos dois minutos, após boa jogada de Vinicius Bovi em cima de Fábio Santos. Alessandro errou o tempo da bola no cruzamento e contou com Danilo Fernandes, Chicão e Gil para impedir o gol.
Rapidamente, no entanto, o Corinthians se estabeleceu. Havia alguma dificuldade por causa da marcação forte e do gramado ruim se comparado ao do Pacaembu, mas a articulação dos meias – abertos, mas sem se restringir às áreas perto das linhas laterais – e a movimentação de Romarinho produzia bons momentos.
Romarinho esteve perto do gol de fora da área. Ele parou no goleiro Thiago Passos, acontecendo o mesmo com Guerrero pouco depois, após cruzamento do próprio Romarinho. No decorrer do primeiro tempo, no entanto, a partida ficou mais arrastada, bastante truncada com faltas.
Na etapa final, o Timão passou a jogar mais perto do gol, trocando muitos passes, mas não achando o espaço para boas finalizações. Tite tentou resolver a questão trocando Guerrero, que não estava mal no jogo, por Emerson. Aí a equipe voltou a atuar no 4-2-3-1 dos últimos anos, com o Sheik como falso centroavante.
Discreto até ali, Danilo cresceu e começou a jogada do gol, deixando a bola com Emerson. O camisa 11 deu sorte no domínio, que colocou a bola entre as pernas de Luiz Eduardo, e tirou Romarinho e Pedro Paulo do caminho antes de marcar da entrada da área.
Tite desistiu de trocar Guilherme por Jorge Henrique, substituição armada previamente. Foi Romarinho que saiu, e o Corinthians passou a cozinhar o jogo, certo da vitória. Porém, aos 42, Diguinho tabelou com Adriano, aproveitou que Ralf não conseguiu o acompanhar e marcou um gol bonito de pé esquerdo.