Ainda buscando explicações para a goleada sofrida por 5 a 2 na última quarta-feira, contra o Fluminense, no Maracanã, o São Paulo volta a campo neste sábado. Além de buscar o resgate do moral, a equipe comanda por Muricy Ramalho quer, diante do Grêmio, às 21 horas (de Brasília), no Morumbi, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, encostar nos primeiros colocados.
Com nove pontos, o time paulista planejava figurar pelo menos no G-4 até a pausa para a Copa do Mundo – nona rodada. Já o Grêmio, que tem 13 pontos, pode terminar a rodada na liderança em caso de vitória.
“(O Grêmio) é um time que sabe jogar fora de casa, que tem por história jogar fechado, marcar forte e sair no contra-ataque. A maioria dos times do Sul joga dessa maneira. A equipe está bem treinada, fez uma boa Libertadores e está fazendo um bom ano”, disse o técnico Muricy Ramalho.
Para escalar o time, o treinador são-paulino levará em conta principalmente as condições físicas dos jogadores, já que não conseguiu realizar nenhum coletivo após a partida contra o Fluminense. Recuperado de um edema na coxa esquerda, o lateral direito Douglas surge como opção para a vaga de Paulo Miranda ou Lucão.
O Grêmio vem embalado para o confronto no Morumbi. Depois de conquistar quatro pontos fora de casa contra Santos e Chapecoense, o time gaúcho cumpriu seu objetivo de vencer Fluminense e Botafogo em casa. No novo esquema 4-2-3-1, a equipe tem 10 pontos em 12 disputados, e subiu do meio da tabela para a ponta. Só o Cruzeiro tem campanha superior à do Tricolor, ainda assim apenas no saldo de gols.
Com a eliminação da Libertadores definitivamente no passado, o objetivo gremista é seguir pontuando para manter-se na disputa pelo título brasileiro: “Mesmo com os percalços durante o ano, nós tínhamos certeza da qualidade do elenco do Grêmio e que isso começaria a aparecer também no Brasileiro. Agora, como se diz no meio do futebol, o time começou a encaixar”, afirma o zagueiro Bressan, provável titular neste sábado.
O técnico Enderson Moreira não terá como repetir a escalação que bateu os dois times cariocas em sequência. Isto porque o meia Alán Ruiz está suspenso, com três cartões amarelos. Zé Roberto e Maxi Rodríguez, autores da jogada do gol da vitória de virada por 2 a 1 sobre o Fogão (o uruguaio marcou), disputam a vaga no meio.
Apesar da ausência do meia argentino, depois de um período repleto de desfalques, o Grêmio começa a ficar com seu grupo inteiro à disposição. O zagueiro Rhodolfo deve ser ao menos reserva neste sábado. Kleber, que tem sido destaque em treinos recentes, poderá retornar aos jogos oficiais na semana que vem. O atacante Luan, que está com a seleção sub-21, só volta ao time gaúcho após a Copa do Mundo.