Técnico do melhor time do Campeonato Mato-grossense nesta primeira fase, Ary Marques, lamenta o fato do Estadual deste ano não ter sido de ponto corrido aos moldes do Brasileirão, o qual equipe que somar o maior número de pontos é decretada campeã. Se o modelo estadual fosse igual ao nacional, o Cuiabá já seria o campeão mato-grossense de 2012 com três rodadas de antecedência ao seu fim.
Líder isolado com 35 pontos somados, o “Dourado”, mesmo perdendo os três últimos compromissos para Barra do Garças, Vila Aurora e Mixto, não perderia o atual posto aos seus adversários, que podem chegar a 35, mas que perderiam em número de vitórias, primeiro critério de desempate – o Cuiabá hoje tem 11 resultados positivos contra sete de Mixto e Vila, os que mais ameaçam a supremacia do time cuiabano na tabela de classificação e que podem chegar apenas a dez vitórias.
Para Ary Marques, a iniciativa da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) em implantar ponto corrido no certame deste ano com direito a semifinal “foi boa”, mas o ideal é contemplar o time de melhor campanha na fase classificatória, com turno e returno, já com o título de campeão. Mesmo já garantido com a vantagem de jogar por dois resultados iguais e decidir o segundo jogo decisivo como mandante, ele acha que “é pouco”.
“É muito pouco (a vantagem) para quem se prepara para três meses de competição. Deveria ser igual ao Brasileirão ou o modelo do Campeonato Carioca”, frisa Marques, ressaltando que o sistema adotado no Rio de Janeiro “é o mais ideal e justo”.
No regulamento do Estadual do Rio, os times são divididos em duas chaves, com a disputada ocorrendo em turno e returno. A equipe que for campeã do primeiro turno já assegura vaga à final do campeonato. O vencedor do returno dá mesma forma. Mas se a equipe conquistar os dois turnos é decretada a campeã – este modelo já foi adotado pela FMF no Estadual de 2005 com o Vila Aurora sendo campeão em cima do Operário.
Classificado, o Cuiabá aguarda agora a definição por posições, do segundo colocado até o quarto, para conhecer quem será seu concorrente a uma vaga à final do Mato-grossense.
“Só estamos no aguardo de quem será o nosso adversário. Independente de quem for temos que estar preparados para vencer. Uma coisa é certa, não terá nada de facilidade. Mixto, Vila Aurora e Luverdense estão muito bem no campeonato. Para quem quer ser campeão não há escolha de adversário, são todos grandes times”, afirmou Ary Marques.
Ao prever dificuldade nesta reta final do Mato-grossense, o Cuiabá não irá poupar seus principais jogadores para os últimos jogos válidos pela fase classificatória. Segundo a comissão técnica, o grupo precisa manter o ritmo de jogo até o fim do Estadual.
A pedido da diretoria do “Dourado”, a FMF antecipou o jogo do Cuiabá contra o Barra do Garças do próximo domingo para sábado.