O técnico Rubén Magnano fez uma convocação enxuta para a Seleção Brasileira masculina de basquete, que disputará o Mundial da modalidade na Espanha. O treinador argentinou anunciou a escolha de apenas dez jogadores, com destaque para os atletas que jogam na NBA e o retorno de Marcelinho Machado ao time nacional.
Magnano divulgou apenas dez escolhidos confiando que Leandrinho, Anderson Varejão, Tiago Splitter e Nenê Hilário, que pediram dispensa da Copa América, se apresentarão normalmente no dia 20 de julho, em São Paulo. O treinador chegou a viajar aos Estados Unidos este ano para conversar pessoalmente com cada atleta sobre seu comprometimento com a Seleção.
Sem suas estrelas na Copa América, torneio que serviu de classificatório para o Mundial, a Seleção foi eliminada de forma vexatória na primeira fase, com derrotas para Jamaica, Uruguai, Porto Rico e Canadá. A vaga na Copa do Mundo só foi garantida com um convite da Federação Internacional de Basquete (Fiba).
“Eles falaram que queriam jogar. Não tenho dúvidas de que todos vão se apresentar. E até por isso a lista de dez nomes”, disse Magnano, que em sua viagem aos Estados Unidos também conversou com Vitor Faverani, atleta do Boston Celtics. O pivô, no entanto, ainda se recupera de lesão e por isso ficou fora da lista. "Falei com eles cara a cara, não foi por mensagem ou por telefone. Alguns acharam muito legal eu ir até lá", garantiu.
Outro destaque da lista divulgada pelo treinador argentino é a presença do ala Marcelinho Machado, de 39 anos de idade. O atleta do Flamengo anunciou sua aposentadoria da Seleção Brasileira depois dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, mas aceitou retornar ao time depois de uma conversa com o treinador.
A volta do experiente jogador evidencia também uma carência do Brasil na posição de ala, em que também estão convocados para o Mundial da Espanha, Marquinhos, Alex e Leandrinho.
“Conversei com o Marcelinho e acho que ele nunca deixou a Seleção. Pelo jeito como ele falou, como viu o tempo em que ficou fora, acho que nunca saiu da Seleção de verdade”, explicou Magnano. “Também o convoquei pela temporada que fez, a responsabilidade que teve no Flamengo e o que ele significa para o time do Brasil”, completou.
A lista de dez jogadores convocados para o Mundial masculino de basquete da Espanha deve ser complementada depois do Sul-americano, da modalidade, disputado entre 24 e 28 de julho na Venezuela, quando o período de treinos do time principal já estiver em andamento.
Na competição continental, o grupo de 16 atletas do Brasil será comandado por José Neto, assistente de Magnano. Os destaques do time na Venezuela e mais cotados a integrar a equipe do Mundial são Rafael Luz, Raulzinho, Vitor Benite e Rafael Hettsheimer. Até a Seleção Brasileira que vai ao Mundial ficar completa, Magnano contará com três atletas convidados para o período de treinos, Gemerson, Deryk e Leonardo Klassmann.
Convidado pela Fiba, o Brasil está no Grupo A do Mundial da Espanha, sediado em Granada, ao lado da dona da casa, a França, a Sérvia, o Egito e o Irã. A estreia é diante dos franceses em 30 de agosto. Na programação da Seleção há jogos preparatórios contra Argentina, Angola, México, Estados Unidos, Lituânia, Eslovênia, Irã e República Dominicana.
Confira a lista de jogadores convocados:
Larry – Armador – Paschoalotto/Bauru (SP)
Marcelinho Huertas – Armador – FC Barcelona (Espanha)
Alex Garcia – Ala – Paschoalotto/Bauru (SP)
Leandrinho – Ala – Phoenix Suns (EUA)
Marcelinho Machado – Ala – Flamengo (RJ)
Marquinhos – Ala – Flamengo (RJ)
Anderson Varejão – Ala/Pivô – Cleveland Cavaliers (EUA)
Guilherme Giovannoni – Ala/Pivô – Uniceub/BRB/Brasília (DF)
Nenê Hilário – Pivô – Washington Wizards (EUA)
Tiago Splitter – Pivô – San Antonio Spurs (EUA)