O Campeonato Estadual da Segunda Divisão mal começou e já tem seu primeiro semifinalista. É algo inusitado poucas vezes registrado no futebol a nível mundial. Sem jogar sequer um jogo e muito de um minuto, o Serra já garantiu uma vaga na penúltima fase do torneio de acesso com apenas uma vitória por WO, registrado no último domingo, quando o Cacerense deixou de viajar a Tangará da Serra.
Se não bastasse a classificação antecipada, o clube acabou sendo beneficiado com outra desistência. Na terça-feira, o Floresta, outro integrante da Chave A, oficializou seu abandono da competição, o que está conduzindo o time de Tangará da Serra a disputar agora uma vaga à decisão do Estadual da Segunda Divisão.
Dos seis clubes anteriormente garantidos a disputar uma das duas vagas à elite do esporte ano que vem, agora resta apenas quatro. O Serra ficou isolado no Grupo A. Agora, a disputa se restringirá aos clubes que estão na Chave B, formada por Primavera, de Primavera do Leste, hoje na condição de líder com três pontos ganhos, Nova Xavantina e o Rondonópolis Esporte Clube (REC). As equipes vão se enfrentar entre si, em turno e returno, classificando-se à semifinal os dois primeiros colocados.
Pelo grupo sobrevivente, apenas um jogo está marcado para este sábado, dia 10. Às 15h, em Nova Xavantina, o time da casa fará a sua estreia no torneio de acesso ao enfrentar o REC, que tem como objetivo principal a ascensão ainda este ano para a Primeira Divisão.
Pega de surpresa, a FMF decidiu manter o sistema de disputa discutido no Arbitral Técnico do torneio, realizado no mês de maio. O regulamento oficial do Mato-grossense da Segunda Divisão prevê confrontos dos dois melhores times de cada chave na fase semifinal.
Como restou apenas o Serra no A, a equipe aguardará a definição dos dois classificados da Chave B. Neste caso, o time de Tangará jogará contra o segundo colocado do grupo na melhor de dois jogos para tentar uma vaga à decisão do título e automaticamente o acesso ao Estadual de 2011.
O Departamento Técnico da FMF chegou a cogitar a classificação antecipada do Serra à final do campeonato. Mas esta hipótese foi derrubada no final da tarde de ontem pelo presidente Carlos Orione. "O Serra está classificado apenas para a fase semifinal", disse.