A Portuguesa está rebaixada para o Campeonato Brasileiro da Série B de 2014. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, agora há pouco, punir o clube paulista com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do jogador Héverton. Assim que a punição foi confirmada, era possível ouvir os torcedores do time carioca gritando ao lado de fora do prédio onde fica o STJD, no Rio de Janeiro. Com a decisão, o Fluminese fica na Série A do próximo ano. A decisão cabe recurso.
A decisão dos membros do STJD foi por unanimidade, que ainda multaram o clube em R$ 1 mil. Heverton, que era reserva, entrou em campo faltando pouco menos de 15 minutos para terminar a última partida do Campeonato Brasileiro da Série A contra o Grêmio.
Com o resultado, a Lusa caiu com 44 pontos e o Fluminense se salvou com 46 pontos. De acordo com reportagem do Globo Esporte, a diretoria da equipe paulista já confirmou que entrará com recurso, que deve ser julgado até o dia 27 deste mês.
Héverton foi suspenso em julgamento na sexta-feira (6) e escalado no fim de semana, o que acarretou uma notícia de infração feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao tribunal. A Lusa foi denunciada no artigo 214 (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com previsão de perda de três pontos, mais o que foi conquistado na partida em questão, no caso, um ponto, somando quatro pontos.
A Portuguesa alegou que não teve intenção em cometer a irregularidade, pois não tinha mais ambições no Brasileiro quando enfrentou o Grêmio, além do fato de o jogador ter atuado por poucos minutos. Em seu voto, o relator Felipe Bevilacqua de Souza chamou a atenção para a necessidade de cumprimento das leis independente do impacto na tabela da competição e diante da opinião pública para pedir a condenação da equipe paulista. O voto foi acompanhado por todos os integrantes da 1ª Comissão Disciplinar, presidida por Paulo Valed Perry.
(Atualizada às 18h06)