A situação do Internacional se complicou no Tribunal Esportivo. O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deve julgar às 15h (de Brasília) desta terça-feira o caso dos documentos adulterados e pode punir o clube gaúcho com uma pena pesada. O julgamento será pela 5ª Comissão Disciplinar, no qual José Nascimento é o auditor.
Depois de utilizar e-mails adulterados para tentar escapar do rebaixamento levando o caso do zagueiro Victor Ramos até o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), o Internacional pode ser punido com a exclusão do clube do Campeonato Brasileiro da Série B. O Colorado foi enquadrado no Artigo 61 do Código Disciplinar da FIFA, que prevê multa, como pena mínima, e até exclusão da competição, como pena máxima.
O ex-presidente do Internacional, Vitorio Piffero, será julgado pelos artigos 234, 258 e 184 do CBJD, podendo ficar afastado do futebol por dois anos. Segundo o jurídico da CBF, o dirigente colorado sabia que os documentos não eram originais e foi alertado disso mais de uma vez.