O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) informou nesta quinta-feira que o pedido do Palmeiras para anular a partida contra o Internacional, realizada no último sábado, será julgado no dia 8 de novembro. Segundo informações do site Justiça Desportiva, o presidente do órgão desportivo, Flávio Zveiter, confirmou que a sessão do Pleno terá início às 11 horas (de Brasília) da próxima quinta-feira.
O anúncio do julgamento contraria a previsão do próprio Flávio Zveiter, que havia estipulado um prazo entre 14 e 22 de novembro para que a audiência fosse realizada. Como o júri encontrou tempo hábil para encaixar o pedido de impugnação do Palmeiras na pauta do dia 8, a sessão foi confirmada e definirá o futuro da equipe paulista na competição.
A principal polêmica no confronto surgiu após o argentino Hernán Barcos anotar um gol de mão durante o segundo tempo. O tento igualava o placar da partida e garantia um importante ponto para o Verdão na briga contra o rebaixamento. Contudo, o juiz Francisco Carlos do Nascimento foi informado pelo quarto árbitro, Jean Pierre Gonçalves, de que o gol fora ilegal e confirmou sua anulação após cinco minutos de discussão em campo.
Inconformados com a atitude do árbitro, os palmeirenses alegaram que o delegado da partida tinha alertado Jean Pierre Gonçalves para anular a decisão do bandeira de confirmar o gol a favor dos alviverdes. Segundo os paulistas, o responsável por supervisionar a arbitragem havia pedido conselhos para jornalistas que estavam à beira do gramando, infringindo uma das regras estabelecidas pela Fifa.
Após o Palmeiras ter feito o pedido para impugnar o confronto, a CBF suspendeu os pontos acumulados pelo Internacional e confirmou que só irá abrir a contagem novamente depois de o STJD chegar a uma decisão. Neste momento, o Colorado aparece com um asterisco na tabela de classificação e só terá o triunfo computado se a decisão dos nove auditores do Pleno for de manter o resultado conquistado no Beira-Rio.