O Sport aproveitou os erros de bola aérea defensiva e venceu o Grêmio por 4 a 2 na Ilha do Retiro na noite deste domingo (17), quebrando uma série de três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. A vitória deixou o Sport na 17ª colocação, com 15 pontos, a um ponto do Figueirense, primeiro fora da zona do rebaixamento. O Tricolor Gaúcho continua na terceira posição, com 27 pontos, agora a cinco do líder Palmeiras.
A próxima partida do Grêmio será contra o São Paulo, no domingo (24) às 16h (de Brasília), na Arena em Porto Alegre. O Sport enfrenta o Cruzeiro, também no domingo (24), às 16h (de Brasília), mas em Belo Horizonte.
O jogo – Postado com uma defesa atrasada contra um Sport que precisava do resultado, o Grêmio mostrava a intenção de aproveitar a velocidade dos meias para sair em contra-ataques, e quase conseguiu o gol logo no primeiro minuto. Luan recebeu a bola de Giuliano após grande jogada em cima de Rithely e tocou na saída do goleiro Magrão. O chute só parou na trave.
Aproveitando principalmente os espaços pelo lado esquerdo do campo, o Sport tentava atacar o Grêmio. Aos 17, Renê aproveitou uma cobrança de falta ensaiada e cruzou para a área. Renê finalizou e a bola desviou para um escanteio que não foi aproveitado.
Aos 21, o Sport abriu o placar. Rithely conseguiu um bom passe para Edmílson, que tabelou com Serginho e chutou na saída de Marcelo Grohe: 1 a 0.
Com o gol, o Grêmio mudou a sua postura, passando a adiantar um pouco o meio-campo. Aos 27, Rogério perdeu uma chance ao bater por cima, depois que Renê cruzou e passou por Edílson.
A reação do Grêmio veio logo depois, com Luan. Em jogada individual, ele conduziu a bola e bateu de fora da área, por cima do gol.
Aos 31, Éverton fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para a área, mas Luan errou por pouco. Aos 38, o Sport ampliou o placar. Em um escanteio cobrado por Éverton Felipe, Diego Souza aproveitou o espaço entre Fred e Geromel e testou forte, sem chances para Marcelo Grohe: 2 a 0.
O Grêmio ainda tentou finalizações de fora da área com Éverton e Giuliano, mas não obteve sucesso.
No segundo tempo, o Grêmio voltou determinado a acelerar o jogo e diminuir a vantagem do Sport. Aos 30 segundos, Giuliano fez boa jogada pela direita e passou para Éverton, que chutou errado e Renê tirou de escanteio. No córner, cobrado por Luan, a bola bateu em Serginho e sobrou para Geromel, que chutou forte para o fundo da rede: 2 a 1.
O Sport quase ampliou sua vantagem logo aos cinco minutos, quando um lançamento longo encontrou Éverton Felipe, que dividiu com Marcelo Grohe. A bola sobrou para Diego Souza, que não conseguiu chutar para dentro das redes, sendo bloqueado por Fred.
Aos 17 minutos, Pedro Geromel fez valer o seu status de mito da torcida tricolor. Em mais um cruzamento para a área, os zagueiros do Sport não conseguiram cortar e a bola sobrou para o zagueiro, que chutou forte no canto direito de Magrão: 2 a 2.
Precisando desempatar a partida, o Sport foi para cima do Grêmio. Aos 22, após boa jogada de Diego Souza, Éverton Felipe finalizou e a bola desviou na defesa. No minuto seguinte, Everton Felipe cruzou na primeira trave, Serginho desviou e a bola sobrou para Edmílson, que botou para dentro do gol: 3 a 2.
Aos 27, Éverton Felipe fez grande jogada pela esquerda, invadiu a área e foi derrubado por Marcelo Oliveira: pênalti. Diego Souza bateu com paradinha, forte, no canto direito de Marcelo Grohe: 4 a 2.
Roger Machado tentou colocar Pedro Rocha e Ramiro para tentar voltar a empatar a partida. Aos 34, Pedro Rocha fez grande jogada e chutou para fora. Aos 35, Luan se despediu do Grêmio até o fim da participação brasileira nos Jogos Olímpicos, para a entrada de Henrique Almeida.
Aos 41, Diego Souza quase fez o quinto gol, cobrando uma falta que passou bem perto do gol de Marcelo Grohe. O Grêmio tentava atacar, mas a transição lenta provocava erros de passe, enquanto o Sport estava bem postado com as suas linhas dentro do seu campo. Aos 45, o Grêmio teve mais uma grande chance – em cruzamento de Pedro Rocha, Douglas cabeceou para baixo, mas Magrão fez uma grande defesa e impediu o terceiro gol gremista. No último lance do jogo, Marcelo Grohe evitou o quinto gol do Sport em uma cabeçada dentro da área.