PUBLICIDADE

Sport contesta Gaciba e fala em esquema para salvar o Corinthians

PUBLICIDADE

O confronto entre Sport e Corinthians levou o diretor de futebol dos pernambucanos, Guilherme Beltrão, a fazer uma dura acusação a boa parte dos grandes clubes do futebol brasileiro. Revoltado com a escalação do árbitro gaúcho Leonardo Gaciba para a partida no Pacaembu, o dirigente concedeu entrevista à GE.Net acusando os grandes clubes de estarem repetindo um esquema de favorecimento similar ao que ocorreu no Campeonato Brasileiro de 2005.
Segundo o cartola, Gaciba tem mostrado ao longo do torneio que tem cometido erros e favorecido as equipes de mais tradição. E Beltrão acredita que a opção pelo juiz do Rio Grande do Sul tem como objetivo salvar o Timão do rebaixamento. “Estão comentando que se o Corinthians cair a verba para os clubes vai diminuir, isso tem a ver. Depois de ouvir o (ex-presidente do Corinthians Alberto) Dualib dizer no telefone que o título de 2005 foi roubado não duvido mais de nada no futebol brasileiro. Para mim, desde já, o Gaciba está sob suspeita”, disparou o diretor, lembrando das escutas telefônicas divulgadas pela Polícia Federal.

Beltrão também acredita terem sido insuficientes as mudanças ocorridas depois do escândalo envolvendo o árbitro Edilson Pereira de Carvalho, que mantinha acordo com um site de apostas e manipulava resultados em troca de dinheiro. “Não mudou nada, o quadro de árbitros é o mesmo de 2005”, avaliou.

Afiado, o dirigente do Sport acusou até o Grêmio de estar envolvido em um esquema. “Na mesma rodada (21ª), o Inter foi favorecido com um pênalti que foi falta fora da área (contra o Atlético-PR, no Beira-Rio) e o Grêmio fez um gol ajudado com a mão (contra o Fluminense, no Maracanã). Declaramos isso e o Paulo Odone brigou com a gente na Ilha do Retiro, dizendo que foi ofendido. Agora, ele aparece nas escutas de 2005. Isso tudo são evidências”.

Em relação a Gaciba, o dirigente afirma que o juiz pode estar propenso a ‘compensar’ erros que teria cometido contra o Corinthians na partida contra o Botafogo no Maracanã, pelo primeiro confronto na Copa Sul-americana. “É muito estranho ele ter sido escalado porque prejudicou o Corinthians, que sofreu gol em impedimento e tudo. O problema é que se ele errar contra a gente a grande mídia vai dizer que é interpretação, e fica tudo certo”, afirmou.

As qualidades do árbitro gaúcho também foram questionadas, principalmente por ter sido reprovado nos primeiros testes físicos realizados recentemente pela Fifa. “Ele vem errando sistematicamente. Só continua no quadro por muito favor”, acusou. “Mesmo assim, desejo que ele apite bem para que a minha suspeita não se confirme”, finalizou.

As arbitragens de Gaciba têm sido polêmicas neste ano. Em quatro dos 11 jogos que participou, algum dos clubes o criticou.

Na primeira rodada, apitou Flamengo e Palmeiras no Maracanã e, em um dos gols da vitória por 4 a 2 dos paulistas, Edmundo cobrou escanteio com a bola fora da linha demarcada. Três rodadas depois, foi o árbitro de Paraná 0 x 1 São Paulo, em Curitiba, quando marcou pênalti inexistente para o São Paulo e assinalou erradamente impedimento, anulando tento de empate dos donos da casa.

Em Fluminense 0 x 1 Palmeiras, os cariocas reclamaram de muitos pênaltis não-marcados. E em Palmeiras 2 x 0 Goiás, no primeiro gol alviverde, um dos jogadores estava em posição duvidosa.

Leonardo Gaciba, porém, apitou apenas uma partida do Sport. Na ocasião, o São Paulo venceu por 3 a 1 no Morumbi.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE