O Campeonato Estadual de Futebol de 2009 pode não ter a presença do Sorriso Esporte Clube. Um dos primeiros clubes do interior a faturar o Mato-grossense no início da década de 90, a equipe presidida pelo deputado estadual Mauro Savi (PR) tende mesmo a ficar de fora da disputa. O eventual licenciamento do torneio deve ser oficializado na próxima sexta-feira, dia 21, quando será realizado o Arbitral Técnico da competição.
O vice-presidente do clube Gerson Luiz é um dos que defende a não participação do Sorriso no próximo Estadual. De acordo com ele, a prioridade no momento é quitar dívidas adquiridas nos dois últimos anos. A pendência ultrapassa os R$ 300 mil, o que inviabiliza o time entrar no Campeonato Mato-grossense.
Além disso, a diretoria do clube quer solidificar o trabalho nas divisões de base, visando revelar novos talentos.
Se for confirmada a desistência do Sorriso, o Mato-grossense seria disputado por apenas 15 clubes. Mas na semana passada, o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, mostrou-se preocupado com o pedido do prefeito de Primavera do Leste, Getúlio Viana, em colocar a equipe que leva o nome do município para disputar o Estadual, sendo que a mesma foi rebaixada à Segunda Divisão e abriu mão de disputar o principal torneio de acesso.
De acordo com Orione, a solicitação do Primavera Esporte Clube contraria as regras do Arbitral Técnico do ano passado, quando ficou decidido que não haveria acesso à Primeira Divisão sem que fosse disputado dentro das quatro linhas.
No encontro da próxima sexta-feira, o interesse da equipe de Primavera poderá ser colocado em pauta aos outros presidentes de clubes votarem pela inclusão ou não do time na disputa. No caso, entraria na vaga do Sorriso caso realmente houver a desistência do clube do Norte de Mato Grosso. No entanto, no aspecto técnico, Ação teria direito à vaga, já que foi o terceiro colocado na Segundona.