A Copa Mato Grosso começa dia 31 de maio com apenas 10 clubes e menos dinheiro para os participantes. Depois de terem confirmado participação, durante a reunião, ao final do encontro de ontem a tarde, na sede da FMF, dirigentes de Jaciara e Crac de Campo Verde, optaram por não disputar a competição, que dará ao campeão a vaga no Campeonato Brasileiro da Série D (Quarta Divisão) de 2009.
Entre todos os dirigentes presentes, um mesmo discurso: “vamos poupar investimentos”.
Como os grupos foram alterados, a fórmula de disputa só será definida num próximo encontro a ser confirmado. Inicialmente o esboço do regulamento previa 12 equipes, divididas em três grupos com 4 integrantes cada, de onde os dois primeiros de classificariam. Agora, três clubes deverão avançar para a Segunda Fase. Cada Grupo passou a ter 5 clubes.
No Grupo “A” disputarão a Copinha os times de Sorriso, Sinop, Operário, Tangará e Cacerense, no Grupo B”, Araguaia, Barra do Garças, e mais os três clubes de Rondonópolis: Rec, União e Vila Aurora.
Idade – Atendendo a uma reivindicação do União, a FMF decidiu liberar a participação de atletas cima dos 20 anos, evitando a necessidade de rescisões de contratos e a reformulação dos elencos. Assim, todas as equipes que disputaram o Campeonato Mato-grossense poderão entrar em campo com os mesmos elencos, se optarem.
Outra novidade anunciada durante a reunião do Conselho Arbitral foi a inclusão das equipes do Mixto e Luverdense no Estadual Sub-18, que será disputado paralelamente. Assim, as duas equipes que representarão Mato Grosso no Campeonato Brasileiro da Série C a partir de julho, poderão manter seus “Expressinhos” em atividade, sem a necessidade de nova dispensas. A idéia foi do presidente do Mixto, Júlio Pinheiro, reforçada pelo Luverdense.
Patrocínio – Com o secretário estadual de esportes, Baiano Filho, presente, foi definido que cada clube receberá R$ 25 mil por fase, totalizando R$ 500 mil – menos da metade do oferecido aos clubes na temporada passada. Talvez tenha sido essa redução o motivo das desistências de Jaciara e Crac de Campo Verde.