O primeiro dia da 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross em Sorriso foi de definição para alguns pilotos. De quatro categorias em disputadas neste sábado, pelo menos uma foram conhecidos novos líderes. Na MX Júnior, o terceiro lugar de Rodrigo de Castro Rodrigues foi suficiente para elevá-lo ao topo do ranking do nacional. Gabriel Gentil, que até a 4ª etapa detinha a posição, abandonou a corrida após uma queda.
O grande vencedor da corrida, realizada no motódromo Vale do Teles Pires, foi Gustavo Takahashi, que comemorou ainda a primeira vitória nesta temporada. “Desde o início do ano venho trabalhando forte e deu tudo certo”, defende o piloto. Takahashi reconhece o esforço acrescentando ainda a dificuldade da etapa devido ao forte calor de Mato Grosso. Os termômetros marcavam na casa dos 35 graus. “Nunca vi uma coisa dessas noutros lugares”, brinca.
O vice-campeão da categoria foi Hector Freitas Assunção. O terceiro, Rodrigo Rodrigues. Em quarto completou Eduardo Ferreira Lima e, em quinto, Rodrigo “Lama”. Agora, Rodrigues sabe que não será fácil manter-se na liderança. Ele afirma que correr em pista arenosa, mesma característica de Sorriso, é algo que lhe deixa mais competitivo. “Adoro pistas como esta porque meu rendimento melhora”.
Nas categorias em que a classificação do nacional não mudou as etapas seguintes terão clima de decisão.
65 cilindradas
Na 65 cilindradas a vitória ficou com Gustavo Santos Borges, a primeira também no ano. Com o êxito deste sábado o campeão deixa de lado a fama de ‘azarado’. “Era um sonho meu que agora está se realizando. Nunca tinha vencido e meu melhor resultado era um terceiro lugar. Agora é continuar treinando para a próxima e fazer bonito no campeonato”, comemora. Rodrigo Riffel, que liderava a corrida com pelo menos 15 segundos de vantagem teve problemas e precisou contentar-se com a segunda posição. Ainda assim, permanece na liderança. “A moto não queria pegar. Bati dez vezes quando ela pegou”, pontua. Gustavo Pessoa ocupou o terceiro lugar no podium; Wilgner Francisco o quarto, e, em quinto Enzo Lopes.
MX 3
Correndo pela recuperação no certame, Milton Becker precisou de aproximadamente nove minutos para assumir a ponta, manter-se nela até o final da corrida e comemorar o podium. Neste sábado Chumbinho, que registra no currículo 14 títulos do brasileiro de motocross, havia feito o segundo melhor tempo nos treinos cronometrados. O vice-campeão foi Cristiano Lopes. Já Vagner Lachi, que liderou nos minutos iniciais, terminou em terceiro. Alexandro Valerim Martins e Márcio Rogério do Nascimento ocuparam a 4ª e 5ª colocações respectivamente.
50cc
Na ‘cinquentinha, categoria destinada as crianças com até 9 anos, Enzo Lopes venceu com folga e aumentou as chances de sagrar-se campeão brasileiro. As crianças foram as últimas a entrarem na pista, mas quem pegou todos de surpresa foi a chuva, que contrariou todas as previsões do tempo. Isto porque nesta época do ano as pancadas não costumam ocorrer. Os pequenos mostraram muita habilidade para manterem-se em cima das máquinas e completarem a prova.
O segundo lugar ficou com Gabriel Gomes dos Santos. Arthur Piva Todeschini foi o terceiro, seguido de Glauter Ribeiro da Silva e Felippe Muller Menuzzi, quarto e quinto colocados respectivamente.
A nova atualização do campeonato será divulgada pela Confederação Brasileira de Motociclismo.
A 5ª etapa do Brasileiro é uma realização da Federação de Motociclismo de Mato Grosso e Moto Clube de Sorriso com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, além do poder público municipal sorrisense. A supervisão é da CBM.
Programação de domingo:
treinos livre
8h às 8h20 – MX 2
8h30 às 8h45 – CRF 230
8h55 às 9h15 – MX 1
9h25 às 9h35 – 85 cc
treinos cronometrados
10h às 10h20 – MX 2
10h30 às 10h45 – CRF 230
10h55 às 11h15 – MX 1
11h25 às 11h40
13h – abertura oficial
provas
13h30 -MX2
14h30 – CRF 230
15h15 – 85 cc
16h05 – MX 1