Chega amanhã a Mato Grosso a atleta Johanna Petry, integrante da seleção brasileira que disputou o V Campeonato Mundial de Menores, na cidade de Badajós, na Espanha. O evento, encerrado neste domingo, 09.10, reuniu cerca de 200 atletas, entre eles a delegação brasileira, com 30 atletas. Johanna, do município de Sorriso, era a única integrante mato-grossense convocada a participar do Mundial.
Na competição, os atletas demonstraram alto nível técnico, assegurando ao Brasil o terceiro lugar mundial, na modalidade de padel. A primeira colocação foi garantida pela equipe espanhola, os donos da casa. O segundo lugar, ficou para os argentinos, que na disputa venceram de 3 a 2 contra a seleção brasileira.
Johanna Petry, 14 anos, que competiu pelas categorias 14 e 16 anos, é vencedora da I e II Etapas do Campeonato Brasileiro de Padel, realizado em 2003, onde disputou pelas categorias 12 e 14 anos. As competições pelo Mundial foram realizadas em duplas em nível nacional e individual (open), nas categorias masculino e feminino.
Apesar de sua origem humilde, Johanna não desiste de continuar praticando o padel, que tem como forte incentivador seu pai, o professor Valdir Petry, técnico da atleta. Para garantir sua participação no Mundial, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, assegurou o transporte da atleta, entre Porto Alegre e Madrid, ida e volta. “Nós não de garantir a participação de Johanna no campeonato. Nossa família é muito humilde, até para fazermos ligações para a Espanha ficou difícil, devido ao alto custo do interurbano”, desabafou Valdir.
O padel é uma modalidade esportiva que mistura técnicas do tênis e do squash. Pouco difundida na região centro-oeste brasileira, o padel possui maior atividade na região sul, onde se concentram os maiores praticantes da modalidade.