O sistema de pontos corridos adotado para a primeira fase do Campeonato Mato-grossense acabou atrapalhando os dez clubes de realizarem jogos amistosos entre si durante a pré-temporada. As equipes vão estrear no Estadual nos próximos dias 21 e 22, sábado e domingo, respectivamente, sem realizar muito os chamados jogos-treinos. Isso pelo fato de um clube não querer enfrentar um futuro adversário por uma das quatro vagas à fase semifinal do torneio regional.
Antes, quando o Mato-grossense era disputado em duas chaves regionalizadas, as equipes marcavam mais amistosos com outras inscritas na competição. No final do ano passado, antes da divulgação da tabela do campeonato, a diretoria do Mixto havia agendado amistoso com o time sub-18 do Rondonópolis Esporte Clube (REC). Quando ficou sabendo que a equipe rondonopolitana seria a primeira adversária no próximo dia 21, o técnico Eduardo Henrique solicitou o cancelamento do amistoso.
"Não posso municiar o adversário com informação a respeito da minha equipe. Pontos corridos não permite vacilo, é todo mundo contra todo mundo. Além disso, há a rivalidade natural: ninguém quer perder para um adversário, mesmo que seja amistoso", frisou o treinador mixtense, que perdeu o atacante Andrezinho por toda a primeira fase no amistoso contra o Luverdense, na quarta-feira passada – o jogador fraturou o cotovelo direito e ficará um mês com o braço engessado.
No caso do amistoso entre Luverdense e Mixto, disputado na noite de quarta, foi uma exceção. Os dois times só vão se enfrentar na última rodada do turno, no dia 22 de fevereiro, em Lucas do Rio Verde.
Por conta do novo sistema de disputa, há caso de time que estreará sem disputar um jogo amistoso. É o caso do Palmeiras do bairro do Porto. O clube evita jogar com futuro adversário do Campeonato Estadual e muito menos com times amadores.