O sinopense Juliano Cezar Veiga está entre os 24 atletas inclusos no Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, depois dos resultados conquistados no Atletismo, nas Olimpíadas dos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBS) 2005, realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em Brasília, no início deste mês.
Juliano ficou em 12º lugar nos 100m Rasos e com a 5º colocação nos 100m Rasos Medley e passa a receber, no ano de 2006, a bolsa, mensal, no valor de R$ R$ 300.
Segundo o técnico de Atletismo da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) de Sinop, Seigny de Souza (“Palito”), Juliano Cezar Veiga iniciou na modalidade no início de março deste ano, no projeto Caça Talentos. “Antes de entrar para o projeto, Juliano nunca havia competido. Ele corria apenas por hobby”, afirmou.
Segundo o COB, os JEBS 2005 criaram a possibilidade para que 170 alunos/atletas que se destacaram na competição na sua modalidade a requisitarem a adesão ao Programa Bolsa-Atleta.
A seleção dos 24 atletas: dos esportes coletivos (três meninos e três meninas em cada modalidade) e os três primeiros colocados nas provas individuais foi feita por técnicos e árbitros durante os nove dias de competição.
“As Olimpíadas Escolares estão garantidas até 2012, podendo ser prorrogadas até 2020. Tenho certeza de que este é um processo que irá revolucionar o desporto escolar brasileiro”, disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
O Bolsa-Atleta é um considerado, pelo Ministério do Esporte, um incentivo fundamental para quem pretende conciliar o esporte e os estudos.
Hoje à noite, a partir das 20h, a Câmara Municipal de Sinop, entregará Moção de Reconhecimento aos atletas que representaram o Município, nos Jogos Estudantis Mato-grossenses (JEMs) pelo desempenho na competição que aconteceu em Campo Novo do Parecis, o atleta Juliano também estará presente, representando o Atletismo.