Um projeto de ressocialização desenvolvido no presídio Ferrugem proporcionou, aos reeducandos, alguns dias de prática esportiva. Os jogos da liberdade foram considerado positivo, pelos organizadores, com a participação de 18 equipes de futsal. O campeão foi o Sinop (cela 5) que venceu o time Cela Verde por 12 a 3. O Azul Juvenil venceu, por 5 a 3, os Pernas de Pau Amarelo, ficando na terceira colocação.
O campeão ganhou troféu, dois fardos de refrigerantes de 2 litros, 2 kg de doces e 2 kg de balas. O vice ganhou um fardo e meio de refrigerantes, 1,5 kg de doces e 1,5 kg de balas. O 3º levou fardo de refrigerantes, 1 kg de doces e 1 de balas.
Os organizadores destacam que, “houve, durante o período de competição, a pacificação e harmonização entre os reeducandos e servidores estimulados pela integração social e convivência através de uma competitividade saudável. O desempenho das equipes foram surpreendentes demonstrando que o esporte é atualmente uma das maneiras de se realizar a integração e ressocialização, harmonizando e unificando”.
A comissão organizadora agradece a participação das empresas, advogados e a Secretaria Municipal de Esportes que estiveram envolvidos diretamente no projeto. O representante dos agentes prisionais, Lucivaldo Vieira de Souza lembra que a unidade permanece sem diretor e que os servidores continuam desempenhando suas atividades com mesmo empenho e responsabilidade.
Ele informou ainda que o projeto será desenvolvido entre as reeducandas da Cadeia Publica de Sinop, na modalidade de queimada, vôlei e peteca femininos. Os jogos serão de 19 a 24 de julho.