O time de basquete 3×3 de Sinop conquistou o vice-campeonato brasileiro da modalidade na última sexta-feira, em São Paulo. O atleta sinopense Mateus Ferreira, de apenas 17 anos, foi o “cestinha” da competição ao marcar 61 pontos. A medalha de ouro ficou com o ACOB, de Concórdia – SC.
“A sensação de ser é um cestinha de um campeonato nacional é maravilhosa, nunca pensei que chegaria onde estou agora. 61 pontos em 3×3 é muito difícil de fazer, muito mesmo”, afirmou Mateus, ao Só Notícias. O jovem, que tem dois metros de altura, treina desde os 11 anos e comemorou o feito com um leque, onde se lê a palavra “superação” em ideogramas japoneses.
A trajetória da equipe começou por iniciativa do próprio Mateus, que montou o time neste ano e ganhou as etapas regionais e estaduais em Mato Grosso, se classificando para o nacional. Os outros jogadores são Jonathan Silva, de Nova Mutum, Murilo Nonato, de Mirassol d’Oeste e Matheus Maia, de Campo Grande – MS.
Segundo Mateus, o time recebeu pouco apoio do poder público para disputar a competição, contando com ajuda de outro jogador da categoria adulta para conseguir se manter e da confederação de basquete de Mato Grosso com as passagens de ônibus. “Na etapa final foi complicado, não queriam ajudar a gente a ir, a prefeitura nessa última etapa nacional só ajudou a gente com a alimentação”. Apesar das dificuldades, o jovem pretende continuar treinando e se tornar um profissional.
O torneio, que reuniu 77 equipes de 17 estados em suas etapas regionais e na final nacional, marcou o encerramento do circuito brasileiro de Basquete 3×3 em 2024. O basquete 3×3 é uma versão dinâmica e ágil do basquete tradicional, jogado em meia quadra com equipes de três jogadores. Fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.