O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Marcos Lopes, anunciou, esta tarde, o calendário esportivo do município que terá 146 competições, entre elas etapas estaduais e nacionais. Ao todo, oito modalidades esportivas farão parte das competições que começaram oficialmente ontem e seguem até 12 de dezembro. Estima-se que mais de 15 mil atletas entre amadores e profissionais participem de alguma modalidade.
“O objetivo é um só. Trazer interatividade social para esportistas e sociedade em geral garantindo não somente um futuro melhor, mas sim ofertando muitas opções esportivas à toda população”, apontou o secretário.
Serão utilizados como praças esportivas os ginásios José Carlos Pasa, Benedito Santiago, São Cristóvão, Violetas e Boa Esperança. Nas quadras esportivas serão do Primaveras, Parque Florestal, Ibirapuera, Acácias, além dos miniestádios Boa Esperança e Menino Jesus
Poderão participar das atividades os alunos das escolinhas de base, associações, escolas e sociedade geral. De acordo com a organização da Secretaria de Esportes, se colocado em prática o Plano de Desenvolvimento Integrado na pasta do esporte, espera-se que 10% de toda população de Sinop participe de alguma atividade.
Entre as atividades esportivas deste ano estão os Jogos Abertos Estaduais (de 18 a 21 de abril). O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Esportes. Ao todo, cerca de 70 equipes de vários municípios mato-grossenses devem participar em modalidades como voleibol, handebol, futsal e basquete, entre outros. Os Jogos Escolares Regionais (de 19 a 23 de junho). Esta competição deve reunir em torno de 80 cidades.
O secretário ainda tenta confirmar Sinop como sede de uma das etapas do Circuito Nacional de Vôlei de Praia. Um documento com a intenção já foi protocolado junto a secretaria estadual e a confederação.