Três campeões estaduais estão na lista dos clubes convidados a disputar o Mato-grossense da Segunda Divisão a partir do mês de julho. Dos prováveis sete times participantes, Cacerense, Operário e Sinop Futebol Clube vão ser os mais tradicionais a tentar a ascender para a Primeira Divisão do Estadual de 2012. As demais equipes convidadas são os rebaixados Primavera, de Primavera do Leste, Crac de Campo Verde, Palmeiras do bairro do Porto e Araguaia.
A Associação Atlética Serra, de Tangará da Serra, pode entrar na disputa caso haja alguma desistência no Arbitral Técnico, marcado para o próximo dia 3 de maio. O maior problema do representante de Tangará está relacionado à estrutura do estádio municipal Mané Garrincha.
A federação ainda não elaborou o modelo de disputa da Segundona. A entidade aguarda a confirmação do número de participantes para oficializar o regulamento, já que o maior temor da organização é haver um esvaziamento de equipes como ocorreu na edição do ano passado, quando vários times desistiram após confirmação. Entres os que deixaram de disputar o torneio de acesso foi o Cacerense.
Das sete equipes que estariam na disputa do ano passado, apenas quatro entraram na competição, com o Serra se classificando à semifinal da competição sem disputar sequer uma partida válida pela primeira fase do campeonato.
Em outro grupo, jogaram Primavera, REC e Nova Xavantina, com este último sendo o grande campeão da Segunda Divisão, surpreendendo o time de Rondonópolis dentro do estádio Luthero Lopes.