A seleção brasileira feminina de vôlei terminou o primeiro fim de semana do Grand Prix na liderança de seu grupo. Neste domingo, a equipe dirigida por José Roberto Guimarães conquistou a terceira vitória ao bater o Japão por 3 sets a 0, com parciais de 25-22, 25-16 e 25-20.
A partida valia pela primeira colocação do grupo que foi disputado em Tóquio, já que Brasil e Japão venceram as duas partidas anteriores. Antes de ganharem das anfitriãs, as brasileiras já haviam derrotado a Coréia do Sul por 3 sets a 0 e Cuba por 3 a 1.
Outras duas equipes terminaram o primeiro fim de semana com aproveitamento de 100%. A Itália teve campanha idêntica à do Brasil, com um set perdido em vitórias sobre EUA, República Dominicana e Polônia, enquanto a China perdeu dois sets contra Azerbaijão, Tailândia e Rússia, em Hong Kong.
No próximo fim de semana, o Brasil, que é o atual campeão do Grand Prix e tem cinco títulos do torneio, vai jogar em Macau contra adversários complicados. A estréia será no dia 25, contra a República Dominicana. Posteriormente, a equipe enfrenta Estados Unidos e China.
No mesmo grupo do Brasil, em Tóquio, Cuba ficou com a terceira colocação. A seleção centro-americana, que vive uma fase de renovação, impôs a terceira derrota consecutiva à Coréia do Sul, ganhando por 3 sets a 0, com parciais de 25-23, 25-20 e 25-23.
No grupo de Hong Kong, a China, atual campeão olímpica, impôs uma vitória fácil sobre a Rússia, a vice. A seleção asiática ganhou por 3 sets a 0, com parciais de 25-15, 25-23 e 25-21. O terceiro lugar da chave ficou com o Azerbaijão, que marcou 3 a 2 na Tailândia.