A 2ª caminhada ‘Passos que Salvam’ será no próximo domingo (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Os interessados em participar e colaborar devem adquirir um kit com garrafinha, camisa e boné. Parte do valor arrecadado será destinada ao incentivo de pesquisas para tratamento do câncer infanto-juvenil. O percurso será na avenida dos Tarumãs, às 8h. A ação ocorrerá simultaneamente em 350 cidades.
A médica pediatra Anna Letícia Yanai disse, ao Só Notícias, que o objetivo do projeto é esclarecer, conscientizar e despertar a atenção da sociedade para os primeiros sinais e sintomas do câncer nas crianças e nos adolescentes. “Queremos divulgar os principais sinais e sintomas do câncer nas crianças e nos adolescentes. As pessoas acham que crianças não têm câncer, e por isso, elas chegam tarde ao tratamento”.
Segundo o Hospital de Câncer de Barretos, no Brasil, o câncer já representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes (1 a 19 anos) para todas as regiões. Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico ou desinformação dos médicos. Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.
As principais doenças diagnosticas são: Retinoblastoma (embranquecimento da pupila quando é exposta à luz.); Linfoma de Hodgkin (a criança pode apresentar febre prolongada e perda de peso); Leucemias (caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea); Neuroblastoma (é notado como inchaço, podendo também causar dor óssea e febre) entre outras.
Mais informações sobre a caminhada e kit nos fones: 9 9917-7220 ou no 3532 – 2164