A polêmica ajuda financeira do governo do Estado aos dez clubes que disputaram o Campeonato Mato-grossense do ano passado ganha mais um capítulo. Na próxima segunda-feira, o secretário de Estado de Esportes e Lazer (Seel), Ananias Filho, terá uma reunião com o promotor Vágner Fachioni, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e Probidade Administrativa, responsável pelo veto do valor de R$ 2 milhões ao futebol profissional.
No encontro, Filho tentará convencer o Ministério Público Estadual (MPE) da importância da verba aos times, que reclamam da dificuldade financeira em função da não liberação do montante aprovado pela Assembleia Legislativa no início de 2012 e liberado pelo Conselho Estadual de Desporto (Consed) mês passado.
Desde sua criação no início de 2005, o projeto de lei de ajuda ao futebol profissional de Mato Grosso é questionado pela Justiça. Mesmo assim, o Estado sempre conseguia repassar o dinheiro aos clubes profissionais. Mas ano passado, após recomendação do próprio MPE, o governador Silval Barbosa chegou a vetar o projeto de lei, que foi derrubado pelos deputados estaduais.
"Estamos indo ao Ministério Público Estadual na segunda-feira para tentarmos a compreensão da promotoria quanto a verba aos clubes mato-grossenses", assinalou Ananias Filho.