O aviso de licitação para a construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande, foi publicado no Diário Oficial do Estado que circulou nesta quarta-feira (6). As empresas interessadas em executarem as obras poderão se habilitar no dia 11 de julho. Os detalhes da concorrência e do projeto podem ser acessados no site www.cuiaba2014.mt.gov.br.
De acordo com a assessoria, o COT da Barra do Pari será construído em uma área de cerca de 52 mil metros quadrados e terá capacidade para três mil torcedores, salas de imprensa, cabines de transmissão, vestiários, estacionamento, camarotes, lounge, sala de musculação, sala de fisioterapia, alojamentos, lavanderia, cozinha, refeitório e restaurante. A obras está orçada em cerca de 25,8 milhões. O empreendimento será concluído no prazo de 360 dias, a contar da assinatura da ordem de serviço.
A distância entre o COT e a Arena Pantanal, palco dos jogos de 2014, será de 2,7 quilômetros. Dessa forma, será atendida também umas das exigências da Fifa, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre COTs e o estádio de futebol.
"É mais um compromisso assumido pelo governo Estado que estamos concretizando. O estádio da Barra do Pari será um importante legado para o município de Várzea Grande, incentivando o futebol local e também oferecendo uma estrutura de alto padrão conforme tendência internacional", disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.
A Secopa construirá em Cuiabá outros dois COTs, sendo um no bairro da Morada da Serra, próximo ao Centro Político Administrativo (CPA) e outro na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Na UFMT, o COT abrigará 1.500 torcedores e será um elemento que revitalizará a área esportiva do campus, espaço intensamente frenquentado pela comunidade acadêmica e por milhares de moradores da região do Coxipó. O projeto contempla ainda a construção de uma pista oficial atletismo de padrão internacional, sendo um importante legado esportivo para todo o Estado.
O COT Morada da Serra terá capacidade para 1.600 torcedores e também será utilizado como centro de ensino e treinamento do Corpo de Bombeiros.
Os projetos desses dois COTs estão em fase de finalização e as suas respectivas obras devem ser licitadas no segundo semestre