O São Paulo conquistou a vaga antecipada na semifinal do Campeonato Paulista ao vencer o Guaratinguetá por 2 a 1, no estádio do Morumbi. Em um horário atípico para jogos profissionais, o Tricolor entrou em campo na tarde desta quinta-feira e cumpriu sua missão de garantir a classificação.
Dagoberto e Washington marcaram os gols que deram o triunfo ao time de Muricy Ramalho. Já o Guará descontou em cobrança de pênalti de Nenê. Com o resultado, o São Paulo assegurou a classificação, chegou aos 39 pontos e reassumiu a vice-liderança do Estadual.
Na última rodada desta primeira fase, no domingo, o Tricolor enfrentará o São Caetano, em Presidente Prudente, com a chance de chegar à liderança do campeonato em caso de vitória e de derrota do líder Palmeiras.
O jogo: O São Paulo começou a partida investindo em jogadas pela esquerda, com a parceria formada por Jorge Wagner e Junior Cesar. No entanto, quem criou as primeiras jogadas de perigo foi o Guaratinguetá, aproveitando cochilos da zaga tricolor. Rodrigo errou na saída atrás e deu a bola de presente para Wellington Amorim, que avançou e rolou para Nenê bater forte, exigindo boa defesa de Rogério Ceni.
No lance seguinte, depois da cobrança de escanteio, a bola ficou livre para Saletti finalizar muito perto da trave. Depois dos sustos, o Tricolor voltou a tocar bola na intermediária ofensiva à espera do melhor momento de arriscar. O time da casa, então, conseguiu ameaçar em lance de bola aérea. Jorge Wagner cruzou da esquerda e Dagoberto cabeceou rente à trave.
Pouco depois, Washington recebeu na meia-lua e só rolou para Jean bater forte, perto da meta dos visitantes. O São Paulo mostrou sua superioridade ao adversário e continuou criando boas oportunidades. Washington tocou para Dagoberto invadir a área e chutar na saída de Fernando. O Coração Valente, então, tentou chegar para completar, mas não alcançou e a bola se perdeu pela linha de fundo.
Do outro lado, o Guará aproveitou nova falha da zaga tricolor para Saletti finalizar de longe, mas Rogério Ceni segurou sem problemas. A equipe visitante, porém, levou mais um susto atrás. Dagoberto apareceu de frente para o gol e desperdiçou ótima chance ao finalizar em cima de Fernando. Mesmo pressionado, o Guaratinguetá seguiu apostando em sua defesa e tentou impedir os avanços do Tricolor pelas laterais.
Desta forma, o Tricolor insistiu em bolas rápidas para Dagoberto, que seguiu mostrando falta de pontaria. Washington rolou na área para o colega de ataque, que chutou por cima do travessão. Depois de tantos erros na finalização, Dagoberto conseguiu balançar as redes aos 43 minutos, quando recebeu atrás da zaga e tocou rasteiro para marcar seu primeiro gol na temporada.
Logo depois de inaugurar a contagem, o Tricolor quase ampliou a vantagem com Washington, que chutou da meia-lua e viu a bola passar perto da trave. No entanto, o Guaratinguetá conseguiu igualar o placar nos acréscimos da etapa. Nenê fez jogada pela esquerda e chutou, mas a bola bateu na mão de Washington, e o árbitro assinalou pênalti. Nenê fez a cobrança para empatar o jogo, no último lance do primeiro tempo.
No intervalo, o técnico Márcio Araújo sacou Renato para a entrada de Jackson. A mudança do Guará não impediu o São Paulo de continuar melhor em campo. Assim, logo aos nove minutos da etapa complementar, Hernanes levantou bola na área em cobrança de falta e Washington cabeceou para as redes.
Com o placar positivo, o Tricolor passou a administrar o resultado e a tocar bola no meio-campo. Muricy Ramalho, então, promoveu uma alteração no Tricolor, sacando Dagoberto para a entrada de Hugo. O São Paulo quase ampliou a vantagem aos 33 minutos. Depois de cobrança de falta, Rodrigo empurrou para as redes, mas o árbitro assinalou impedimento. O Guará ainda fez pressão nos minutos finais, mas não conseguiu evitar a derrota.