Classificado com uma rodada de antecipação, o São Paulo venceu o Strongest, por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Morumbi, e garantiu o primeiro lugar do Grupo 3. Apesar da vitória, o resultado não foi exatamente o que o Tricolor queria já que ficou com saldo de gols inferior ao do Santos e do Tigres.
Por enquanto, o São Paulo está na quinta melhor colocação na classificação geral (atrás de River, Boca, Santos e Tigres), mas pode ser superado pelo Cerro Porteño, que enfrenta o Palmeiras, nesta quinta-feira, no Parque Antártica. Dependendo da combinação de resultados e saldo de gols, o time do Morumbi pode enfrentar o Atlético-PR ou Palmeiras na próxima fase.
Na partida de número 600 de Rogério Ceni com a camisa do São Paulo, Luizão se tornou o maior artilheiro brasileiro na história da Copa Libertadores. Ao marcar seu 26º gol, o centroavante superou a marca de Palhinha (ex-Cruzeiro e Corinthians). Edcarlos e Grafite também marcaram para o Tricolor.
Com a vitória, o São Paulo segue sem tropeçar diante de bolivianos na competição sul-americana e aumentou a invencibilidade no Morumbi para 25 jogos de Libertadores. Pelo Brasileirão, o Tricolor enfrentará o Coritiba, sábado, no Morumbi.
O jogo
Após fazerem um círculo próximo ao centro do gramado, os jogadores do São Paulo foram em busca da goleada por cinco gols que melhoraria sua classificação geral e lhe garantiria vantagens e privilégios na próxima fase. Só com este resultado, ele conseguiria superar a classificação conseguida pelo Santos e pelo Tigres.
O São Paulo era superior, mas o jogo estava morno. O Strongest tentava arriscar alguns contra-ataques, porém sem muito sucesso. Aos 18 minutos, Lugano quase entregou o ouro para o time boliviano ao cruzar a bola em frente da área. Para sua sorte, o atacante adversário foi mal na finalização.
Júnior, que vive grande fase, acertou chute de longe, aos 25 minutos, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Cicinho sofreu falta na meia lua e Ceni foi para a cobrança, mas o goleiro Arias fez boa defesa.
O camisa 1 do Strongest, aliás, foi se confirmando como o melhor nome de sua equipe. Ele novamente fez grande defesa em chute à queima roupa de Luizão, após cruzamento de Mineiro e desvio de Grafite.
Na seqüência do lance, em cobrança de escanteio de Cicinho, a bola sobrou para Edcarlos, aos 35 minutos. O zagueiro encheu o pé e abriu o placar, marcando seu primeiro gol como profissional.
Furado o bloqueio inicial, o jogo se abriu para o Tricolor. Três minutos depois, Grafite fez bonita jogada e lançou Luizão. O centroavante chutou muito bem, fez 2 a 0 e atingiu os 26 gols em Libertadores da América. Com isso, superou a marca que era de Palhinha (ex-Cruzeiro e Corinthians) e se tornou o maior artilheiro brasileiro na história da competição.
No intervalo, Paulo Autuori resolveu ir definitivamente em busca da goleada. Sacou o zagueiro Edcarlos e escalou Tardelli como terceiro atacante. Aos seis minutos, o jovem jogador cruzou na medida para Grafite cabecear no canto do gol: 3 a 0
Um pouco cansado, Luizão deu lugar a Souza. Assim, Paulo Autuori passou a ter dois meias. O Tricolor se esforçou, mas não se acertou. Tardelli perdeu gol incrível. Cicinho carimbou a trave e arrancou suspiros da torcida