Com uma equipe formada praticamente por reservas, o São Paulo “esquece” momentaneamente a Taça Libertadores e tenta focar sua atenção no clássico deste domingo, contra o Santos, às 16h, no Morumbi. Um triunfo pode representar a manutenção de 100% de aproveitamento em casa e a liderança isolada do Nacional-06.
Mesmo com essa possibilidade, o técnico Muricy Ramalho dediciu poupar suas principais estrelas — com exceção de Rogério Ceni– pela segunda vez seguida na competição. Na próxima quarta-feira, o time precisa de apenas um empate contra o Chivas, em casa, para assegurar presença na final da Taça Libertadores.
Engana-se quem pensa que o fato de entrar em campo sem seus principais nomes significa um certo menosprezo ao torneio nacional. Pelo contrário. Na última rodada, Muricy Ramalho entrou em campo com os considerados reservas contra a Ponte Preta. Mesmo fora de casa, venceu por 3 a 1 e se manteve na ponta da tabela.
Para que a estratégia funcione e a equipe permaneça mais uma semana em primeiro lugar, o São Paulo tem um trunfo significativo. Atuar em casa se tornou decisivo para o time são-paulino nesta temporada. Venceu todos os sete jogos que jogou no estádio do Morumbi pelo Brasileiro. Não perdeu um ponto sequer.
Quando o assunto é classico, o São Paulo tem uma campanha irretocável na atual temporada. Somando jogos pelo Paulista, Brasileiro e Libertadores, atuou sete vezes e ainda não perdeu –Corinthians (duas vitórias), Palmeiras (três vitórias e um empate) e Santos (uma vitória).
Se por um lado o São Paulo almeja a manutenção da liderança, por outro o Santos pretende se aproximar dos primeiros colocados. O time do técnico Vanderlei Luxemburgo iniciou a 14ª rodada na sexta colocação, com 21 pontos, oito a menos que o seu adversário deste domingo.
Para isso, Luxemburgo manterá o esquema 3-5-2. Kléber, que chegou a treinar durante a semana no meio-campo, continuará como ala pelo lado esquerdo. Fabiano e Reinaldo, que já defendeu o São Paulo, estão confirmados no ataque.
O São Paulo deve manter a mesma escalação que enfrentou a Ponte Preta. Alguns jogadores considerados titulares, como Leandro, Aloísio, Lugano e Josué, devem iniciar o compromisso no banco de reservas.
SÃO PAULO
Rogério; Alex Silva, Alex e Edcarlos; Ilsinho, Ramalho, Richarlyson, Lenílson e Lúcio; Alex Dias e Thiago
Técnico: Muricy Ramalho
SANTOS
Fábio Costa; Luiz Alberto, Ronaldo Guiaro, e Manzur; Dênis, Maldonado, Wendel, Rodrigo Tabata e Kléber; Fabiano e Reinaldo
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 16h
Juiz: Leonardo Gaciba da Silva (RS)