Com cinco jogadores poupados pelo técnico Ricardo Gomes visando à preparação para a Libertadores, o São Paulo mais uma vez decepcionou. Assim como aconteceu contra o Mirassol, um time cheio de reservas teve de contar com um gol salvador nos acréscimos para evitar uma derrota. Desta vez, a ajuda para empatar por 2 a 2 com o Sertãozinho veio de um adversário.
Jogando sem Jean, Richarlyson, André Dias, Washington e Dagoberto, o São Paulo pareceu sonolento, sem vontade e pouco fez valer a condição de favorito contra o então lanterna Sertãozinho.
Depois de um primeiro tempo em que as maiores emoções foram uma bola na trave de Rogério Ceni depois de cabeceada do zagueiro Pablo e um gol são-paulino corretamente anulado de Roger, o placar só foi mexido na etapa final.
O primeiro tento da partida veio em uma boa jogada pela ponta direita do ataque do Sertãozinho. Aos 9min, Ricardo Lopes foi lançado na direita, fez cruzamento rasteiro e Thiago Silvy, livre, desviou para o fundo das redes.
A desvantagem fez com que o São Paulo acordasse e mostrasse um pouco mais de serviço. Tanto que no ataque seguinte, Léo Lima aproveitou rebote e com um chute cheio de estilo igualou o placar.
Mas ao invés de crescer na partida e sair de Ribeirão Preto com uma vitória e o terceiro lugar da tabela, o São Paulo voltou ao jogo burocrático, ofereceu campo ao adversário e permitiu que o Sertãozinho voltasse à frente do placar
Aos 17min do segundo tempo, a defesa são-paulina saiu errado e presenteou Magal. O volante tocou para Harison que achou Mendes na entrada da área. O atacante com um toque driblou Rogério Ceni e mandou para o gol vazio. Festa da pequena torcida do Sertãozinho que aproveitou para tirar sarro dos são-paulinos que pagaram caro (o ingresso mais em conta custou R$ 50) para ver uma atuação abaixo da crítica no estádio Santa Cruz.
A salvação do vexame saiu depois que o árbitro Raphael Claus indicou cinco minutos de acréscimo. Aos 48min do segundo tempo, o São Paulo teve uma falta no ataque para Jorge Wagner cobrar. O ala jogou a bola na área e o volante Marcus Vinícius se antecipou ao zagueiro e cabeceou para dentro do próprio gol. E aí foi a vez de a maioria tricolor retribuir a gentileza dos donos da casa com os gritos de "segunda divisão".
Com o resultado, o Sertãozinho deixou de comemorar sua primeira vitória no Paulista e de sair da zona de rebaixamento. Com o ponto conquistado, ao menos, o time do interior subiu uma posição e terminou a rodada em 19º. O São Paulo que com uma vitória chegaria ao G-4 do Paulista, caiu duas posições para ocupar a 8ª colocação.