Em jogo tenso, marcado por três expulsões – duas delas com menos de quatro minutos de jogo – o São Paulo sofreu um gol no fim do jogo e foi derrotado por 1 a 0 contra o Estudiantes, em Quilmes (Argentina), no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa Libertadores da América.
Logo no começo, Pavone acertou um chute em André Dias, que revidou. O árbitro, corretamente, aplicou o cartão vermelho em ambos.
O time tricolor jogou por mais de 20 minutos com um jogador a menos, após a expulsão de Lugano, que tomou o segundo cartão amarelo – e, portanto, o vermelho – aos 26min.
Aos 42min da etapa final, o zagueiro Alayes aproveitou um rebote e bateu para o meio da área, a bola desviou em Rogério Ceni e entrou.
Com o resultado, o São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença na segunda partida para se classificar. Uma vitória tricolor por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
O jogo de volta está marcado para depois da Copa do Mundo, no dia 19 de julho, no Morumbi. O São Paulo não terá a zaga titular, já que Lugano e André Dias terão que cumprir suspensão automática.
O jogo
O São Paulo foi superior no primeiro tempo, apesar de o Estudiantes ter criado algumas chances, inclusive um gol mal anulado pelo árbitro chileno Rubén Selman, marcado pelo zagueiro Alayes, de cabeça.
A partida começou tensa. Logo no primeiro minuto, o argentino Braña recebeu cartão amarelo por falta dura em Danilo. Dois minutos depois, André Dias e Pavone se estranharam e foram expulsos de campo.
Chances de gol mesmo, foram poucas. A primeira boa do São Paulo só aconteceu aos 40min, com Mineiro, que chutou forte de fora da área e Herreira defendeu.
Um minuto depois, na melhor chance da primeira etapa, Souza bateu cruzado, a bola desviou em Alex Dias e o goleiro argentino fez uma boa defesa.
Aos 44min, o zagueiro Alayes marcou para o Estudiantes, mas o gol foi mal anulado pelo árbitro, que viu impedimento no lance. Na jogada, o autor do gol estava em boas condições, apesar de outros dois jogadores que estavam dentro da área estarem impedidos.
Na segunda etapa, o São Paulo caiu de produção e o time argentino equilibrou as ações.
O jogo continuou igual no começo da segunda etapa. A primeira chance dos argentinos foi aos 6min, com o lateral Nuñez, que cruzou para Alayes cabecear para fora, à esquerda de Rogério Ceni.
Mas quem teve a melhor chance foi o São Paulo. Aos 17min, Danilo deu um drible em Álvares e cruzou para Júnior, que mesmo sozinho na área cabeceou e Herrera espalmou, a bola ainda pegou na trave antes de voltar para as mãos do goleiro argentino.
O time tricolor ficou com nove jogadores em campo aos 26min, quando Lugano foi expulso. Mesmo com um jogador a mais, o Estudiantes pouco pressionou e não chegou com perigo ao gol de Rogério Ceni.
No final da partida, aos 41min, aconteceu o único gol. Depois de falta batida da direita, Luguércio cabeceou, Alayes pegou o rebote e chutou, a bola bateu em Rogério Ceni antes de entrar.
Dos 14 gols marcados pelo Estudiantes nesta Libertadores, este foi o nono marcado nos últimos 15 minutos de jogo.