A prioridade total do São Paulo é a conquista do bicampeonato brasileiro. Por isso, o Tricolor inicia nesta quarta-feira a disputa da Copa Sul-americana, diante do Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli (às 21h45), com o objetivo de dar ritmo a reservas e jogadores que voltam de contusão para a seqüencia da temporada.
O principal caso é o do volante Fernando, que faz sua estréia com a camisa do São Paulo. Sem jogar desde novembro do ano passado, o irmão do meio-campista Carlos Alberto, atualmente no Werder Bremen, da Alemanha, surge como opção para o setor de marcação do meio-campo após a negociação do volante Josué com o futebol europeu.
“O jogador quer estar sempre em atividade, jogando. A gente se prepara para mostrar tudo dentro de campo. Estava ansioso para mostrar meu trabalho e valor no São Paulo. De todas as formas, vou tentar agradar”, disse Fernando, que assinou contrato na semana passada após longo período de recuperação no Reffis do Centro de Treinamento da Barra Funda.
Contudo, o técnico Muricy Ramalho prefere manter a cautela ao falar de seu reforço para o meio-campo. “Em relação ao Fernando, temos que vê-lo jogar. No futebol, a teoria é legal. Mas o que importa é no momento em que a bola rolar”, avisou o experiente comandante são-paulino.
Outras novidades no time serão a presença de Edcarlos na zaga, Maurinho e Júnior nas alas, Hernanes e Hugo no meio e Diego Tardelli no ataque. Sem Josué, Muricy Ramalho não descarta dificuldades para o time do Morumbi nas próximas apresentações. “No futebol, não existe uma simples troca. Tudo precisa de ajuste. É o que vamos tentar fazer”, reconheceu.
Em relação à Copa Sul-americana, Muricy Ramalho reclamou da falta de apelo da competição no Brasil. Nunca um clube do país sequer chegou à final do torneio. O atual campeão é o Pachuca, do México. “A Sul-americana deveria, pelo menos, reservar uma vaga na Libertadores do ano seguinte”, reclamou o técnico campeão brasileiro do ano passado.
No Figueirense, o técnico Mário Sérgio tem a possibilidade de promover a estréia de até três jogadores diante do São Paulo, já que o volante Murilo Maccari, o zagueiro Asprilla e o atacante Frontini foram inscritos com sucesso na Copa Sul-americana.
O desfalque será o meio-campista Cleiton Xavier, que sofreu uma lesão muscular e fica afastado dos gramados por até três semanas. Já o lateral-direito Ruy e o zagueiro Vinícius, suspensos no Campeonato Brasileiro, estão liberados para serem utilizados normalmente diante do Tricolor.