Duas vitórias incontestáveis deveriam diminuir a pressão sobre o São Pulo neste início de temporada, mas o efeito tem sido inverso neste Campeonato Paulista. Pela terceira rodada, o Tricolor recebe o XV de Piracicaba às 19h30 (de Brasília) deste sábado, no Pacaembu, tentando convencer torcida e diretoria de que vai brigar por títulos na temporada.
Após ter vencido o Penapolense por 3 a 1 na estreia, o São Paulo goleou o Capivariano por 4 a 2 na última quarta-feira. Mas a boa atuação não empolgou parte da torcida, que insistiu em pegar no pé de Maicon mesmo o meio-campista tendo jogado bem. O desabafo do camisa 18 após a vitória atiçou a discussão sobre suas qualidades e o clima neste sábado não deve ser dos melhores.
“Conversei com o Maicon. Falei que tem que ficar tranquilo, que não é todo torcedor”, explica o técnico Muricy Ramalho. “Falei para ele que tem de entender o torcedor. E tem que deixar para lá e fazer o papel de jogador. Ele foi o melhor em campo disparado no primeiro tempo (contra o Capivariano). O torcedor tem que dar um voto de confiança e eu peço isso.”
O treinador tenta apaziguar a situação com os torcedores, mas também recebe pressão interna. Recentemente o presidente Carlos Miguel Aidar cobrou um título neste ano. Muricy respondeu dizendo que a declaração “não agrega e não ajuda em nada” e faz o próprio clube se pressionar.
O atrito nasceu no topo da hierarquia são-paulina, visto que Aidar e o ex-presidente Juvenal Juvêncio vivem se atacando publicamente. Então o clima ruim chegou à comissão técnica e neste sábado o São Paulo recebe o XV de Piracicaba tentando não deixar a bagunça influenciar dentro de campo.
Apesar disso tudo, o ambiente entre os jogadores é bom, o que permite a Muricy testar suas opções sem ser questionado. Ele mantém Maicon no meio e garante o retorno de Luis Fabiano ao ataque, assim provavelmente deixando Alexandre Pato no banco de reservas mesmo após os três gols marcados pelo camisa 11 na quarta-feira.
No mais, a outra dúvida para determinar a escalação está na disputa pela quarta zaga. Edson Silva e Lucão foram titulares uma vez cada um nesta temporada, e Muricy não revela qual fará dupla com Rafael Tolói frente ao XV.
O Nhô Quim visita o São Paulo ainda sem nenhum ponto no Paulistão. Já temendo o rebaixamento, o time comandado pelo técnico Roque Júnior tenta surpreender o favorito e subir na classificação do grupo D. “A derrota contra o São Paulo está fora de cogitação”, sentencia o meia Tony. “Todos sentiram as derrotas. Estamos tristes, chateados, e precisamos dar uma resposta para a torcida e para nós mesmos.”