A ausência da maior parte dos titulares não impediu o São Paulo de alcançar a liderança do Campeonato Paulista neste domingo, na última rodada da primeira fase. Beneficiado pela derrota do ex-líder Palmeiras, o Tricolor pôde comemorar o empate por 1 a 1 com o Oeste, no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim.
Desta forma, nas quartas de final do Estadual, o São Paulo enfrentará a Portuguesa. Por ter sido o primeiro colocado, o time do Morumbi carrega a vantagem de ser o mandante (mas ainda tem punição a cumprir na próxima fase). Já o time de Itápolis encara o Corinthians no mata-mata.
Com apenas três titulares em campo (Rogério Ceni, Rhodolfo e Lucas), o Tricolor não começou tão bem neste domingo e acabou sofrendo o primeiro gol, de Reinaldo. Porém, na etapa final, o time de Paulo César Carpegiani melhorou e empatou com gol do garoto Henrique, que havia acabado de entrar na vaga de Willian José.
O São Paulo jogou em Mogi Mirim neste domingo porque foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva paulista, por conta de objetos atirados no gramado no clássico contra o Corinthians. A punição também se estende para o jogo das quartas de final, mas o clube tricolor ainda recorre.
O jogo: Com o status de líder da equipe (além de Rogério Ceni no gol), Lucas tentou assumir a responsabilidade de comandar o ataque em busca da vitória e criou as duas primeiras jogadas ofensivas do São Paulo, mas ambas sem oferecer muito perigo. Mesmo com os lances do garoto, o jogo começou em um ritmo lento, com o Tricolor virando presa fácil para o sistema defensivo do Oeste.
Enquanto o time do interior também pouco ameaçava, o São Paulo ainda esboçou iniciativa com chute de longe de Junior Cesar, que passou por cima do gol. Em dificuldade por conta da falta de entrosamento, o São Paulo percebeu que a melhor jogada seria mesmo a individual, e Lucas invadiu a área para bater por cima do gol.
Pouco depois, aos 37, Cleber Santana recebeu na intermediária e chutou na trave, na melhor chance são-paulina no primeiro tempo. Mesmo com domínio no jogo, o São Paulo deu brecha na defesa e foi castigado, aos 39. Dionísio fez excelente passe para Reinaldo, que recebeu livre na área e chutou alto para superar Rogério Ceni, abrindo o placar.
Ainda no primeiro tempo, Lucas tocou para Rivaldo, que devolveu de calcanhar para o camisa 7 arrematar raspando a trave. No segundo tempo, as equipes voltaram sem alterações, mas o Oeste se mostrou mais ousado.
Com o meia Roger arriscando cada vez mais em jogadas individuais, o sistema defensivo tricolor se segurou para impedir os avanços. Diante da apatia de sua equipe, Paulo César Carpegiani tirou Rivaldo e Edson Ramos para as entradas de Marlos e Ilsinho.
Mesmo assim, o Oeste seguiu melhor e ainda teve impedimento duvidoso assinalado em uma boa jogada no ataque. Porém, aos poucos, Ilsinho deu mais movimentação ao ataque do Tricolor e até deixou Xandão de frente para o gol, mas o chute parou na defesa.
Carpegiani ainda tentou dar mais fôlego ao sistema ofensivo ao colocar Henrique na vaga de Willian José. E as mudanças do treinador surtiram efeito. Ilsinho começou a jogada e tocou para Lucas, que fez a assistência na área para Henrique. O atacante driblou o marcador e chutou no canto, fora do alcance do goleiro. Com o empate, o São Paulo já teve o placar necessário para liderar a primeira fase.