O São Paulo perdeu uma preciosa chance de disparar no Campeonato Brasileiro. A equipe comandada pelo técnico Muricy Ramalho criou inúmeras chances durante os 90 minutos, mas esbarrou em um desempenho inacreditável do goleiro do Fortaleza, o experiente Albérico. Só no final, com gol de Lenílson, o Tricolor garantiu na noite desta quinta-feira o empate por 1 a 1 contra o adversário nordestino.
Mesmo com o tropeço, o São Paulo mantém a liderança do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos, quatro de vantagem em relação a Santos e Grêmio. O Fortaleza chega a 21 pontos, mas segue na zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o São Paulo entra em campo no domingo para enfrentar novamente um time nordestino, o Santa Cruz, no estádio do Arruda, no Recife. Já o Fortaleza pega outro paulista: o São Caetano, no ABC.
Para evitar o fenômeno das últimas quatro partidas, de sair atrás do placar, o São Paulo partiu com tudo para cima do Fortaleza nos minutos iniciais. A velocidade era a principal arma demonstrada pela equipe do Morumbi, que tocava com qualidade principalmente com a dupla Lenilson e Danilo.
A primeira chance veio aos 15 minutos, quando Josué fintou Dude e mandou uma bomba da entrada da área. O goleiro Albérico fez grande defesa. Pouco depois, Rogério Ceni cobrou falta da meia direita e o arqueiro do Fortaleza surgiu novamente com uma grande intervenção.
Com a pouca força ofensiva do Fortaleza, o São Paulo seguiu abafando o adversário. Aos 33 minutos, Leandro cruzou da direita e Mineiro apareceu sozinho na área para cabecear com imenso perigo. O primeiro ataque dos visitantes veio apenas aos 39 minutos. André Cunha foi lançado com liberdade na direita e arrematou para defesa de Rogério Ceni.
Só que a superioridade são-paulina continuou até o intervalo. Aos 44 minutos, Rogério Ceni teve outra chance em cobrança de falta e acertou a trave de Albérico, para desespero da torcida no Morumbi. Na seqüência da jogada, Fabão mandou uma bomba rasteira e o goleiro do Fortaleza desviou para escanteio, garantindo o 0 a 0 na descida do intervalo.
No segundo tempo, o São Paulo voltou com o mesmo apetite. Em dois minutos, Aloísio finalizou duas vezes. Na primeira, Albérico defendeu. Em seguida, a bola beliscou a trave dos visitantes. No minuto seguinte, Danilo mandou uma bomba da esquerda e o arqueiro do Fortaleza pegou de novo.
Após perder mais oportunidades, o São Paulo ficou mais ofensivo. Thiago entrou no lugar de Richarlyson. Só que o Tricolor já não apresentava o mesmo ímpeto. Os jogadores se mostravam nervosos com o empate. Com isso, Muricy Ramalho mudou de novo: Alex Dias ficou com a vaga de Aloísio.
No final, o jogo esquentou. Aos 41 minutos, o Fortaleza abriu o placar com Rinaldo, que aproveitou cruzamento da esquerda. Quando a torcida começou a xingar o técnico Muricy Ramalho, o São Paulo empatou com Lenílson, em uma bela finalização.
Nos acréscimos, o São Paulo ainda teve a chance de virar em um pênalti sofrido por Mineiro. Rogério Ceni mandou uma bomba no canto direito e Albérico defendeu, encerrando uma atuação brilhante.