Sem contar com boa parte de seus titulares, poupados para o Campeonato Brasileiro, o São Paulo obteve um resultado positivo na estréia da Copa Sul-americana. Na noite desta quarta-feira, o time paulista segurou o empate por 2 a 2 com o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Hernanes e Rogério Ceni fizeram os gols dos visitantes, enquanto Chicão e Peter marcaram para os catarinenses.
Com o resultado, o São Paulo, que vinha de sete vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, garante a classificação com um simples empate (por 0 a 0 ou 1 a 1) no jogo de volta, no estádio do Morumbi. Uma nova igualdade por 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis. Igualdade superior é favorável ao Figueirense.
O próximo encontro entre as duas equipes pela Copa Sul-americana está marcado para a quinta-feira da próxima semana, às 20h30. O classificado enfrenta na próxima fase o poderoso Boca Juniors, da Argentina, o atual campeão da Libertadores da América.
Pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo volta a utilizar sua força máxima no domingo contra o Goiás, no estádio Serra Dourada. O time do Morumbi inicia o segundo turno da competição nacional na primeira colocação da classificação, sete pontos na frente do vice-líder Botafogo. Um dia antes, o Figueirense joga fora de casa pela competição nacional diante do Atlético-PR.
A partida em Florianópolis começou equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque. Aos cinco minutos, o Figueirense criou a primeira chance. Otacílio Neto arrematou com liberdade dentro da área e mandou a bola na rede pelo lado de fora. O São Paulo deu a resposta pouco depois. Hugo saiu na cara do gol e finalizou de pé direito para boa intervenção do goleiro Wilson.
Aos 20 minutos, em uma falha da defesa são-paulina, o Figueirense abriu o marcador. Após bola levantada na área, Jean Carlos sofreu contato de Richarlyson e caiu na área. O árbitro Djalma José Beltrame confirmou o pênalti. Chicão cobrou com categoria para vencer o goleiro Rogério Ceni e levar os torcedores catarinenses ao delírio.
Só que a vantagem do Figueirense não durou muito. Aos 24 minutos, Dagoberto tentou o giro dentro da área e foi derrubado. Mais uma vez sem demonstrar dúvidas, Djalma José Beltrame apontou a penalidade para o Tricolor. Rogério Ceni bateu no canto esquerdo de Wilson e igualou o marcador.
O jogo continuou movimentado e o São Paulo virou o marcador com a colaboração do arqueiro adversário. Hernanes cobrou falta da intermediária e surpreendeu Wilson, que se atrapalhou com a curva da bola e deixou a bola entrar em sua meta.
Pouco antes do intervalo, foi a vez do Figueirense mostrar poder de reação. Livre dentro da área, Peter aproveitou cruzamento da direita e finalizou. Rogério Ceni ainda tocou na bola, mas não evitou o empate do adversário: 2 a 2.
No segundo tempo, a partida continuou quente. No primeiro minuto, Chicão ganhou pelo alto da defesa são-paulina e, com um toque de cabeça, obrigou Rogério Ceni a grande intervenção no canto esquerdo. Em seguida, Hernanes bateu falta e assustou novamente Wilson, que, desta vez, mandou a bola para escanteio.
Após uma série de alterações nas equipes, o Figueirense ameaçou uma pressão. Na melhor chance dos donos da casa, Edson mandou um foguete em cobrança de falta de esquerda e acertou o travessão. Mesmo assim, o mistão do São Paulo garantiu a igualdade fora de casa.