A novela envolvendo o futuro técnico da Argentina acabou feliz para Edgardo Bauza. Após quase duas semanas de reuniões e consultas, o São Paulo confirmou, na noite desta segunda-feira, que o Patón será o novo treinador da seleção atual vice-campeã do mundo.
Poucos momentos depois, Armando Pérez, presidente da Comissão Normalizadora da AFA (Associação de Futebol Argentino), convocou entrevista coletiva e também confirmou o nome de Edgardo Bauza. Por meio de seu site oficial, o Tricolor aproveitou para, além de anunciar a saída do técnico, também agradecer ao treinador por sua passagem pelo clube.
Enquanto o São Paulo não decide por um novo treinador, a tendência é que André Jardine, que comanda a equipe sub-20 do Tricolor, dirija o time principal interinamente. O assistente técnico Pintado, que seria o substituto natural, deve seguir realizando sua função atual.
Com 58 anos, Bauza venceu a concorrência de Miguel Angel Russo, campeão da Copa Libertadores 2007 à frente do Boca Juniors, e de Ramón Díaz, ex-técnico da seleção paraguaia, para ser o sucessor de Gerardo “Tata” Martino.
A negociação se alongou porque a AFA vive uma grande crise política, deflagrada após a revelação de um escândalo de corrupção na gestão do ex-presidente Luis Segura. Por isso, a Fifa nomeou a Comissão Normalizadora para administrar interinamente a entidade que regula o futebol argentino, que tentara insistentemente convencer Jorge Sampaoli a assumir o cargo de técnico, negado por estar compromissado com o Sevilla.
No Tricolor desde 17 de dezembro de 2015, Edgardo Bauza possui um aproveitamento de 45,4%, acumulando 17 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Embora os números não sejam tão bons, o Patón conseguiu levar o São Paulo às semifinais da Libertadores, sendo o único clube brasileiro a conseguir tal feito na atual edição. No Campeonato Paulista, porém, o clube caiu nas quartas de final após ser goleado por 4 a 1 para o Grêmio Osasco Audax.
Edgardo Bauza deixa o São Paulo após ter seus pedidos atendidos pela diretoria tricolor: o comandante solicitou a permanência do zagueiro Maicon, comprado junto ao Porto pela quantia de 6 milhões de euros (R$ 22 milhões), e as vindas do atacante Andres Chavez, do Boca Juniors, e do lateral-direito Julio Buffarini, do San Lorenzo.
À frente da Argentina, o Patón terá a missão de resgatar o moral de uma equipe abalada por três vice-campeonatos consecutivos (Copa do Mundo 2014 e Copa América 2015 e 2016) e que não conquista um título desde 1993. Além disso, o técnico buscará convencer o principal craque do time, Lionel Messi, a adiar a aposentadoria da seleção.
Bauza deverá fazer sua estreia como técnico da Argentina no dia 1º de setembro, quando a Argentina receberá o Uruguai, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O clássico será válido pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia, em que a Alviceleste ocupa a terceira posição, com 11 pontos.