O São Paulo anunciou nesta terça-feira, com um vídeo nas redes sociais, a contratação de Giuliano Galoppo. O meia argentino de 23 anos se destacou atuando pelo Banfield e chega ao Morumbi para ser um dos destaques do time comandado por Rogério Ceni.
O jogador assinou contrato válido por cinco anos, até 24 de junho de 2027, e já chega para reforçar a equipe tricolor nas disputas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Para viabilizar a contratação de Galoppo, o São Paulo conta com a ajuda da SPFC Play, plataforma de streaming lançada nesta terça-feira pelo clube, e de outros patrocinadores, ainda não revelados. Atravessando grave crise financeira, o Tricolor não tem dinheiro suficiente em caixa para fazer altos investimentos e, por isso, a transferência do argentino só foi possível graças a isso.
Veículos argentinos noticiaram que Galoppo foi vendido pelo Banfield por US$ 8 milhões (cerca de R$ 42 milhões na cotação atual), o que foi negado pela diretoria do São Paulo, que vê o valor muito acima da realidade do clube.
Galoppo desembarcou em Guarulhos na última sexta-feira e foi recepcionado por uma equipe do São Paulo. Apesar de ter sido oficializado apenas nesta terça-feira, o meia aproveitou esse período para ter o primeiro contato com o técnico Rogério Ceni e conhecer a estrutura do novo clube.
A contratação de Galoppo tem uma coisa em comum com a de Daniel Alves, em 2019: a ajuda de um investidor. Mas, desta vez o São Paulo está certo de que não irá contrair mais uma dívida milionária por não ter condições financeiras de arcar sozinho com os custos da operação.
No caso de Daniel Alves, o São Paulo primeiro oficializou o acordo com o atleta e seus empresários para depois correr atrás de patrocínios e investidores para arcar com o alto custo de tê-lo no elenco.
Com Galoppo aconteceu justamente o contrário. A conclusão da negociação entre São Paulo e Banfield se arrastou justamente porque a diretoria tricolor decidiu viabilizar a chegada do argentino financeiramente para, aí sim, fechar o negócio.
Galoppo é visto pela comissão técnica do São Paulo como um meio-campista bastante versátil, capaz de exercer as funções de primeiro e segundo volante, além de meia armador, mais avançado. Ele também se destaca por estar habituado a marcar gols. Nesta temporada, por exemplo, o argentino já balançou as redes oito vezes em 27 partidas, além de duas assistências.
Revelado pelo próprio Banfield – também teve passagens pelas categorias de base do Atlético Rafaela e do Boca Juniors -, Galoppo foi relacionado para suas primeiras partidas da equipe principal em 2018, mas estreou em 2019.