Num jogo marcado pelo forte calor, Grêmio e São José de Cachoeira do Sul não saíram de um empate em 1 a 1, no jogo disputado no estádio Joaquim Vidal. Manga marcou para o São José cabendo a Aloísio empatar o jogo.
O resultado acaba com os 100% de aproveitamento do Grêmio na competição, mas mantém sua invencibilidade e sua liderança. Quarta-feira o Grêmio volta a atuar pela Libertadores, enfrentando Cúcuta da Colômbia na estréia gremista dentro do estádio Olímpico.
A partida começou com as duas equipes mostrando determinadas em campo, mas com pouca qualidade técnica. Com o time reserva, o Tricolor gaúcho começou a dar mais espaços para o São José. Kiko recebeu cruzamento na área aos quatro minutos, mas não alcançou para marcar o que seria gol certo. Aos 13, mais uma vez com Kiko, quase o São José abriu o placar. Ele chutou com violência contra o gol de Galatto, mas Pereira salvou, desviando para escanteio.
O São José continuava melhor e, aos 15 minutos, em um cruzamento na área gremista, Thiego acabou por derrubar Marcão na área . O árbitro nada marcou. Aos 23 minutos, o Grêmio viu-se obrigado a fazer uma substituição devido à lesão de Adilson. O jogo começava a ficar violento.
A partir dos 35 minutos, o Grêmio começou a se impor mais em campo com cruzamentos da intermediária. Jucemar, cobrando falta, obrigou o goleiro Mário a fazer uma difícil defesa aos 39 minutos.
Apesar da entrega de ambas as equipe, o sol forte e a qualidade do gramado não colaboraram para que o placar saísse do 0 a 0 na primeira etapa. Devido ao forte calor, os jogadores sequer desceram aos vestiários, com os técnicos realizando suas palestras dentro do gramado.
O segundo tempo começou melhor do que o primeiro. Logo aos 8 minutos o Grêmio marcou com Aloísio, mas Gaciba assinalou um impedimento no momento do passe de Sandro. Quem realmente abriu o placar foi o São José. Sapucaia chutou em direção ao gol gremista e Thiego, aos 11 minutos, acabou tocando a bola com a mão, cometendo um pênalti. Manga bateu e marcou.
A partir daí, o São José cresceu no jogo e começou a pressionar seu adversário. Marcão teve uma bela chance aos 15 minutos, depois de cruzamento de Sapucaia. No minuto seguinte, Fininho, que driblava toda a defesa gremista, foi parado com uma falta providencial.
Mesmo em inferioridade, o Tricolor gaúcho ainda foi buscar força para empatar em seu pior momento no jogo. Itaqui cruzou depois de um rebote da defesa, encontrando Aloísio, que balançou as redes com uma cabeçada.
O gol animou o Grêmio. Aos 26, Itaqui obrigou Márcio a fazer uma difícil defesa com um forte chute da entrada da área. Aloísio também teve sua chance aos 33, mas o goleiro adversário defendeu em dois tempos. Em um último esforço do São José para marcar, Brida cruzou para Felipe, que cabeceou com força aos 46 minutos, mas Teco salvou o gol.