O Santos pode agora pensar exclusivamente no Campeonato Brasileiro. O Peixe venceu o San Lorenzo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, mas não conseguiu assegurar a vaga para a próxima fase da Copa Sul-americana. Depois de perder por 3 a 0 em Buenos Aires, o técnico Wanderley Luxemburgo colocou um time repleto de reservas em campo e não conseguiu reverter a desvantagem.
O Peixe entrou em campo com apenas dois titulares: Wellington Paulista e Felipe, que vem substituindo Fábio Costa. Dessa forma, o Alvinegro praiano mostrou bastante disposição em campo, mas encontrou dificuldades para furar a defesa adversária.
O único gol da partida saiu aos 37 minutos do primeiro tempo, quando Wellington Paulista cabeceou para as redes. Durante a etapa final, Luxemburgo tentou mudar a situação do jogo com três alterações ao mesmo tempo. Denis, Zé Roberto e Jonas entraram nas vagas de Paulo, Fabinho e Leandro. O time melhorou depois das alterações, mas não conseguiu vencer por quatro gols de diferença para garantir a vaga.
Agora, o Peixe está livre para se dedicar apenas na caça ao São Paulo no Campeonato Brasileiro. No sábado, o Peixe vai ao Maracanã para buscar os três pontos diante do Botafogo. Já o San Lorenzo encara na próxima fase da Sul-americana o Toluca, do México.
O jogo:
Os reservas colocados em campo pelo técnico Wanderley Luxemburgo manifestaram desde o começo da partida que estavam mesmo dispostos a mostrar serviço para o treinador e para a torcida que compareceu à Vila Belmiro. Durante os primeiros minutos, a partida ficou truncada no meio-campo, mas o Peixe tomou a iniciativa de buscar o ataque.
Aos sete minutos, Wellington Paulista recebeu na entrada da área, girou e bateu rasteiro, mas Orión conseguiu efetuar a defesa. A equipe argentina, então, passou a se soltar em campo, para evitar que o Santos conseguisse exercer uma pressão. Assim, Lavezzi recebeu na área e bateu cruzado, pela linha de fundo.
Com poucas emoções dos dois lados, a partida só voltou a ter lance de perigo aos 30 minutos. Tula aproveitou bola alçada na área e cabeceou para fora. Na resposta do Peixe, Wellington Paulista abriu o placar, aos 37. Carlinhos cruzou da esquerda e o atacante apareceu sozinho para cabecear para as redes. Mesmo necessitando de uma goleada para seguir vivo na Sul-americana, o Santos não conseguiu ameaçar novamente os argentinos na primeira etapa.
A tônica do jogo não mudou no segundo tempo. Com um forte sistema defensivo, a equipe argentina criou dificuldades para os santistas. Diante da ineficiência do Peixe, Luxemburgo fez três alterações ao mesmo tempo para melhorar a qualidade técnica de seu time. Aos 14, entraram Denis, Zé Roberto e Jonas nas vagas de Paulo, Fabinho e Leandro.
A qualidade dos passes do Peixe melhorou, mas o time continuou encontrando dificuldades para finalizar. O Santos só conseguiu ameaçar a meta argentina aos 26 minutos, quando André arriscou da entrada da área. Mas Orión espalmou pela linha de fundo. O técnico Oscar Ruggeri, então, também mudou o San Lorenzo, colocando D. Bottinelli na vaga de Hirsig.
A melhor oportunidade para o Santos na etapa final aconteceu aos 34 minutos. Depois de excelente jogada individual pela esquerda, Zé Roberto cruzou para o meio da área, onde apareceu André para finalizar e acertar a trave. No lance seguinte, Denis sofreu uma contusão e precisou de atendimento, deixando o Peixe até o fim com um jogador a menos em campo.